Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7195
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2805062227759643 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Raggi, Mariana Guedes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0545362454663490 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Maria Francineila Pinheiro dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2023086653714834 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Giancarlos Arvelino | - |
dc.creator | Viricimo, Valdênia dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-04T19:58:39Z | - |
dc.date.available | 2020-09-04T19:58:39Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Giancarlos Arvelino, VIRICIMO, Valdênia dos Santos. A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7195 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geografia da Infância | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Pensamento espacial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
dc.title | A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) articula componentes que integram amatriz curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, a saber: “Estágio Supervisionado 2 (Educação Infantil)” e “Saberes e Metodologias do Ensino de Geografia 1” para constituição e discussão da temática denominada “a construção de noções espaciais”. Para tanto, elaboramos um projeto de “intervenção” a ser vivenciado com as crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Maceió/AL, considerando o referencial da Geografia da infância (LOPES, 2018) e a mobilização de linguagens várias, entendidas como “formas de dizer, pensar, agir, infantis” (LOPES, MELLO & BOGASSIAN (2013). A elaboração do projeto de estágio na educação infantil e sua vivência são aqui analisadas com base no referencial citado com o objetivo de compreender a relevância da construção das noções espaciais. Concluímos, reafirmando a necessidade de se promover a brincadeira e a interação para que possam ser a matriz dos processos de construção das noções e relações espaciais, ao mesmo tempo que a vivência, a experiência e a imaginação, sem que sejam descaracterizadas ou transformadas em mais um protocolo escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A construção das noções espaciais com crianças de um CMEI de maceió - entre brincadeiras, gestualidades e movimento.pdf | 984.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.