00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CECA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CECA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - AGRONOMIA - CECA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Grupo agroecológico craibeiras: 15 anos de trajetória e luta
Autor(es): Sampaio, Luciana Vanessa Anselmo
Primeiro Orientador: Costa, Jakes Halan de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Tânia Marta Carvalho dos
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Cicero Adriano Vieira dos
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Clayton dos Santos
Resumo: Objetivou-se fazer uma análise histórico-evolutiva do Movimento Estudantil Agroecológico –MEA do Grupo Agroecológico Craibeiras - GAC, enquanto espaço de representatividade de estudantes em diversos aspectos. Especificamente este trabalho aborda o percurso histórico na perspectiva de discentes. No desenvolvimento da pesquisa, realizou-se uma análise a partir de uma perspectiva qualitativa, com um estudo de caso aplicado aos discentes e egressos da Universidade Federal de Alagoas membros do GAC, sobre se o MEA Grupo Agroecológico Craibeiras contribui ou não para a formação dos (as) estudantes e de narrativas de vida das pessoas que atuam e atuaram no movimento estudantil agroecológico compartilhando suas experiências e formação neste cenário. É partindo da hipótese que o GAC como MEA colaborou na formação do militante para sua vida profissional e pessoal, sendo o estudante a pessoa responsável pela transformação social que objetivou a realização dessa pesquisa. Observou-se a partir da pesquisa diferentes opiniões acerca das contribuições do GAC a esses indivíduos e sua capacidade transformadora em diferentes aspectos.
Abstract: The objective was to make a historical-evolutionary analysis of the Agroecological Student Movement - MEA of the Craibeiras Agroecological Group - GAC, as a space for student representation in several aspects. Specifically, this work addresses the historical path from the perspective of students. In the development of the research, an analysis was carried out from a qualitative perspective, with a case study applied to students and graduates of the Federal University of Alagoas who are members of the GAC, about whether MEA Grupo Agroecológico Craibeiras contributes or not to the formation of (as) students and life narratives of people who work and worked in the agroecological student movement sharing their experiences and training in this scenario. It is based on the hypothesis that the GAC as MEA collaborated in the training of the militant for his professional and personal life, with the student being the person responsible for the social transformation that aimed to carry out this research. Different opinions about the GAC's contributions to these individuals and their transformative capacity in different aspects were observed from the research.
Palavras-chave: Formação Profissional
Movimento Estudantil
Agroecologia
Agroecology
Student Movement
Professional training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Agronomia
Citação: SAMPAIO, Luciana Vanessa Anselmo. Grupo agroecológico craibeiras: 15 anos de trajetória e luta. 2020. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7191
Data do documento: 29-jun-2020
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