00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7082
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sella, Ana Carolina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2911398376726237pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Leonardo Brandão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3705407022339177pt_BR
dc.contributor.referee2Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3181078095367990pt_BR
dc.creatorSantos, Jackeline Joyce de Santana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8309456210653637pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-09T03:36:45Z-
dc.date.available2020-08-09T03:36:45Z-
dc.date.issued2019-03-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Jackeline Joyce de Santana. Modelo para ensinar princípios analíticos-comportamentais básicos para estudantes de graduação. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7082-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do comportamento aplicadapt_BR
dc.subjectModelo de tomada de decisãopt_BR
dc.subjectDesign de instruçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.titleModelo para ensinar princípios analíticos-comportamentais básicos para estudantes de graduaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Análise do Comportamento Aplicada (ABA, do inglês Applied Behavior Analysis) é uma das ciências constituinte da Análise do Comportamento, que tem como responsabilidade a aplicação de princípios comportamentais para resolver problemas socialmente relevantes. Dado o aumento do número de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA) e dada a efetividade que vem sendo demonstrada pelas intervenções baseadas na ABA para os TEA, nos últimos anos, tem crescimento exponencialmente a demanda por profissionais especialistas na área. Existem, na literatura, alguns estudos que tentaram ensinar conceitos e princípios analítico-comportamentais usando princípios do design de instrução a alunos de nível universitário, porém nenhum desses estudos mostram um procedimento sistemático para a escolha do conteúdo-alvo que foi ensinado ou analisam que tipo de aprendizagem deve ser estabelecido de acordo com seus objetivos de ensino e não levam em consideração o uso de novos exemplos e não exemplos para o aprendizado de conceitos e princípios. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é fornecer e discutir um modelo de tomada de decisão para escolher o conteúdo, o sequenciamento e os procedimentos para ensinar princípios analíticos-comportamentais básicos dentro de um curso universitário. Este estudo conduziu explicitamente uma análise de tipos de aprendizagem que deveria sempre ocorrer, para cada objetivo de ensino e conduziu uma análise de conceito e princípio identificando a partir desta análise um conjunto racional mínimo de exemplares e não exemplares para as sessões de ensino e teste, procurando ensinar efetivamente os conteúdos-alvo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Modelo para ensinar princípios analíticos-comportamentais básicos para estudantes de graduação.pdf1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.