Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7082
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sella, Ana Carolina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2911398376726237 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marques, Leonardo Brandão | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3705407022339177 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3181078095367990 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Jackeline Joyce de Santana | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8309456210653637 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-09T03:36:45Z | - |
dc.date.available | 2020-08-09T03:36:45Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-14 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jackeline Joyce de Santana. Modelo para ensinar princípios analíticos-comportamentais básicos para estudantes de graduação. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7082 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise do comportamento aplicada | pt_BR |
dc.subject | Modelo de tomada de decisão | pt_BR |
dc.subject | Design de instrução | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.title | Modelo para ensinar princípios analíticos-comportamentais básicos para estudantes de graduação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A Análise do Comportamento Aplicada (ABA, do inglês Applied Behavior Analysis) é uma das ciências constituinte da Análise do Comportamento, que tem como responsabilidade a aplicação de princípios comportamentais para resolver problemas socialmente relevantes. Dado o aumento do número de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA) e dada a efetividade que vem sendo demonstrada pelas intervenções baseadas na ABA para os TEA, nos últimos anos, tem crescimento exponencialmente a demanda por profissionais especialistas na área. Existem, na literatura, alguns estudos que tentaram ensinar conceitos e princípios analítico-comportamentais usando princípios do design de instrução a alunos de nível universitário, porém nenhum desses estudos mostram um procedimento sistemático para a escolha do conteúdo-alvo que foi ensinado ou analisam que tipo de aprendizagem deve ser estabelecido de acordo com seus objetivos de ensino e não levam em consideração o uso de novos exemplos e não exemplos para o aprendizado de conceitos e princípios. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é fornecer e discutir um modelo de tomada de decisão para escolher o conteúdo, o sequenciamento e os procedimentos para ensinar princípios analíticos-comportamentais básicos dentro de um curso universitário. Este estudo conduziu explicitamente uma análise de tipos de aprendizagem que deveria sempre ocorrer, para cada objetivo de ensino e conduziu uma análise de conceito e princípio identificando a partir desta análise um conjunto racional mínimo de exemplares e não exemplares para as sessões de ensino e teste, procurando ensinar efetivamente os conteúdos-alvo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Modelo para ensinar princípios analíticos-comportamentais básicos para estudantes de graduação.pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.