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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7049
Tipo: | Tese |
Título: | A tarefa de uma posição da questão do ser: a ontologia fundamental do Dasein de Martin Heidegger e a “pedagogia da presença” na educação para o filosofar |
Título(s) alternativo(s): | The task of a position of the question of being: the fundamental ontology of the Dasen of Martin Heidegger and the “pedagogy of presence” in education for philosophy |
Autor(es): | Gusmão, José Lucas de Omena |
Primeiro Orientador: | Lima, Walter Matias |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante |
metadata.dc.contributor.referee2: | Matos, Junot Cornélio |
metadata.dc.contributor.referee3: | Nascimento, Christian Lindberg Lopes do |
metadata.dc.contributor.referee4: | Martins, Maridelma Laperuta |
Resumo: | O presente trabalho representa uma análise acerca da Pedagogia da Presença em uma educação para o Filosofar, em que se buscou aprofundamento primordial na Ontologia de Martin Heidegger, buscando, como objetivo central, avaliar, dentre outros aspectos, as consequências do Esquecimento do Ser nos processos educativos. Para tanto, após esboçar toda base teórica e metodológica aqui utilizada, passou-se a analisar os currículos e projetos político pedagógicos das 16 licenciaturas ofertadas atualmente na Universidade Federal de Alagoas, campus Maceió, seguindo o itinerário filosófico, com questões que foram da origem à presença. Assim, partindo-se do pressuposto de que ainda prepondera o dogmatismo e o olhar tecnicista na formação dos estudantes, deixando em segundo plano a formação humanística, este trabalho adotou, como opção teórico-metodológica, a abordagem de natureza qualitativa, com ênfase na revisão de literatura e na análise de 16 (dezesseis) currículos e projetos políticos pedagógicos das já referidas licenciaturas. Para a análise dos dados encontrados, lançou-se mão da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), elegendo como categorias a Presença da disciplina Filosofia nos currículos dos cursos estudados e a Proporção das disciplinas de Formação Humanística em relação às disciplinas tecnicistas. O referencial teórico utilizado parte, primordialmente, dos estudos dos clássicos aos contemporâneos da Filosofia e da Educação como Aristóteles, Francis Bacon, Lucien Febvre, Husserl, Hans Jonas, Schuback, Searle, Scheler, Vernant, Bardin, Deleuze, dentre outros. No tocante aos resultados gerados, constatou-se que a presença da Filosofia, assim como a formação humanística nos cursos objeto de investigação, é, ainda, limitada e insuficiente para a emancipação humana. |
Abstract: | The present work represents an analysis about the Pedagogy of Presence in an education for the Philosopher, which sought to deepen the Martin Heidegger Ontology, seeking, as its central objective, to evaluate, among other aspects, the consequences of the Forgetting of Being in the educational processes. Therefore, after sketching all the theoretical and methodological basis used here, we began to analyze the curricula and political pedagogical projects of the 16 degrees currently offered at the Federal University of Alagoas, campus Maceió, following the philosophical itinerary, with questions that originated from the presence. Thus, starting from the assumption that dogmatism and the technicist look still predominate in the students' formation, leaving the humanistic formation in the background, this work adopted as a theoretical-methodological option the qualitative approach, with emphasis on the literature review. and in the analysis of 16 (sixteen) curricula and political pedagogical projects of the aforementioned degrees. For the analysis of the data found, we used the Bardin Content Analysis (2016), choosing as categories the Presence of the Philosophy discipline in the curricula of the studied courses and the Proportion of Humanistic Training subjects in relation to the technical subjects. used primarily from classical to contemporary studies of philosophy and education such as Aristotle, Francis Bacon, Lucien Febvre, Husserl, Hans Jonas, Schuback, Searle, Scheler, Vernant, Bardin, Deleuze, among others. Regarding the final considerations, it was found that the presence of Philosophy, as well as the humanistic formation in the courses under investigation, is still limited and insufficient for human emancipation. |
Palavras-chave: | Pedagogia da Presença Humanismo Filosofia Pedagogy of Presence Humanism Philosophy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | GUSMÃO, José Lucas de Omena. A tarefa de uma posição da questão do ser: a ontologia fundamental do Dasein de Martin Heidegger e a “pedagogia da presença” na educação para o filosofar. 2020. 144 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7049 |
Data do documento: | 7-mai-2020 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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