00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee1Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3181078095367990pt_BR
dc.contributor.referee2Matos, Junot Cornélio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4627841295680114pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Christian Lindberg Lopes do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3836302511670207pt_BR
dc.contributor.referee4Martins, Maridelma Laperuta-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6009498366480094pt_BR
dc.creatorGusmão, José Lucas de Omena-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7481743502794359pt_BR
dc.date.accessioned2020-07-09T03:35:23Z-
dc.date.available2020-07-09T03:35:23Z-
dc.date.issued2020-05-07-
dc.identifier.citationGUSMÃO, José Lucas de Omena. A tarefa de uma posição da questão do ser: a ontologia fundamental do Dasein de Martin Heidegger e a “pedagogia da presença” na educação para o filosofar. 2020. 144 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7049-
dc.description.abstractThe present work represents an analysis about the Pedagogy of Presence in an education for the Philosopher, which sought to deepen the Martin Heidegger Ontology, seeking, as its central objective, to evaluate, among other aspects, the consequences of the Forgetting of Being in the educational processes. Therefore, after sketching all the theoretical and methodological basis used here, we began to analyze the curricula and political pedagogical projects of the 16 degrees currently offered at the Federal University of Alagoas, campus Maceió, following the philosophical itinerary, with questions that originated from the presence. Thus, starting from the assumption that dogmatism and the technicist look still predominate in the students' formation, leaving the humanistic formation in the background, this work adopted as a theoretical-methodological option the qualitative approach, with emphasis on the literature review. and in the analysis of 16 (sixteen) curricula and political pedagogical projects of the aforementioned degrees. For the analysis of the data found, we used the Bardin Content Analysis (2016), choosing as categories the Presence of the Philosophy discipline in the curricula of the studied courses and the Proportion of Humanistic Training subjects in relation to the technical subjects. used primarily from classical to contemporary studies of philosophy and education such as Aristotle, Francis Bacon, Lucien Febvre, Husserl, Hans Jonas, Schuback, Searle, Scheler, Vernant, Bardin, Deleuze, among others. Regarding the final considerations, it was found that the presence of Philosophy, as well as the humanistic formation in the courses under investigation, is still limited and insufficient for human emancipation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia da Presençapt_BR
dc.subjectHumanismopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectPedagogy of Presencept_BR
dc.subjectHumanismpt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleA tarefa de uma posição da questão do ser: a ontologia fundamental do Dasein de Martin Heidegger e a “pedagogia da presença” na educação para o filosofarpt_BR
dc.title.alternativeThe task of a position of the question of being: the fundamental ontology of the Dasen of Martin Heidegger and the “pedagogy of presence” in education for philosophypt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoO presente trabalho representa uma análise acerca da Pedagogia da Presença em uma educação para o Filosofar, em que se buscou aprofundamento primordial na Ontologia de Martin Heidegger, buscando, como objetivo central, avaliar, dentre outros aspectos, as consequências do Esquecimento do Ser nos processos educativos. Para tanto, após esboçar toda base teórica e metodológica aqui utilizada, passou-se a analisar os currículos e projetos político pedagógicos das 16 licenciaturas ofertadas atualmente na Universidade Federal de Alagoas, campus Maceió, seguindo o itinerário filosófico, com questões que foram da origem à presença. Assim, partindo-se do pressuposto de que ainda prepondera o dogmatismo e o olhar tecnicista na formação dos estudantes, deixando em segundo plano a formação humanística, este trabalho adotou, como opção teórico-metodológica, a abordagem de natureza qualitativa, com ênfase na revisão de literatura e na análise de 16 (dezesseis) currículos e projetos políticos pedagógicos das já referidas licenciaturas. Para a análise dos dados encontrados, lançou-se mão da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), elegendo como categorias a Presença da disciplina Filosofia nos currículos dos cursos estudados e a Proporção das disciplinas de Formação Humanística em relação às disciplinas tecnicistas. O referencial teórico utilizado parte, primordialmente, dos estudos dos clássicos aos contemporâneos da Filosofia e da Educação como Aristóteles, Francis Bacon, Lucien Febvre, Husserl, Hans Jonas, Schuback, Searle, Scheler, Vernant, Bardin, Deleuze, dentre outros. No tocante aos resultados gerados, constatou-se que a presença da Filosofia, assim como a formação humanística nos cursos objeto de investigação, é, ainda, limitada e insuficiente para a emancipação humana.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.