00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6973
Tipo: Dissertação
Título: O Kahoot no ensino da álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Kahoot and the teaching of Algebra in the early years of elementary scholl
Autor(es): Pitombeira, José Roberto de Sales
Primeiro Orientador: Silva Neto, Gregório Manoel da
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Viviane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Márcio Silva
Resumo: Atualmente, o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) é algo habitual entre as crianças. Cada vez mais cedo elas se deparam com vários tipos de aparelhos eletrônicos. Por ser algo que atrai as crianças, a utilização destas tecnologias como recursos metodológicos nas escolas tornou-se significativa para minimizar as dificuldades na aprendizagem de Matemática. Para minimizar as dificuldades na aprendizagem de Álgebra, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe mudanças no currículo de Matemática, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental. Uma das principais mudanças é a introdução da Álgebra de forma gradativa, para que com o decorrer do tempo o aluno possa entender que a Álgebra nada mais é que uma generalização da Aritmética estudada no decorrer dos anos. O objetivo deste trabalho é mostrar como Kahoot (plataforma geradora de quiz), conectado às propostas da BNCC facilita o processo de ensino- aprendizagem da Álgebra, além de ajudar o estudante em seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional do aluno, e na construção do pensamento algébrico que seria a analise e representação de situações matemáticas.
Abstract: Currently, the use of Information and Communication Technologies (ICT) is common among children. Sooner and later they are faced with various types of electronic devices. Because it is something that attracts children, the use of these technologies as methodological resources in schools has become significant to minimize difficulties in learning Mathematics. To minimize the difficulties in learning Algebra, the National Common Curricular Base (BNCC) proposes changes in the Mathematics curriculum, mainly in the early years of elementary school. One of the main changes is the introduction of Algebra gradually, so that over time the student can understand that Algebra is nothing more than a generalization of Arithmetic studied over the years. The objective of this work is to show how Kahoot (platform that generates quiz), connected to the BNCC proposals facilitates the teaching-learning process of Algebra, besides helping the student in his cognitive, social and emotional development, and in the construction of the algebraic thinking that would be the analysis and representation of mathematical situations.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular
Tecnologias de informação
Recursos metodológicos
Dificuldades de aprendizagem
Matemática – Estudo e ensino
Álgebra
Matemática (Ensino fundamental)
Plataforma Kahoot
Technology
Common Base National Curriculum
Early Years
Kahoot and Algebraic Thinking
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: PITOMBEIRA, José Roberto de Sales. O Kahoot e o ensino da álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6973
Data do documento: 25-mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Kahoot e o ensino da álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental.pdf4.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.