Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6973
Tipo: | Dissertação |
Título: | O Kahoot no ensino da álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Kahoot and the teaching of Algebra in the early years of elementary scholl |
Autor(es): | Pitombeira, José Roberto de Sales |
Primeiro Orientador: | Silva Neto, Gregório Manoel da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Viviane de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Márcio Silva |
Resumo: | Atualmente, o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) é algo habitual entre as crianças. Cada vez mais cedo elas se deparam com vários tipos de aparelhos eletrônicos. Por ser algo que atrai as crianças, a utilização destas tecnologias como recursos metodológicos nas escolas tornou-se significativa para minimizar as dificuldades na aprendizagem de Matemática. Para minimizar as dificuldades na aprendizagem de Álgebra, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe mudanças no currículo de Matemática, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental. Uma das principais mudanças é a introdução da Álgebra de forma gradativa, para que com o decorrer do tempo o aluno possa entender que a Álgebra nada mais é que uma generalização da Aritmética estudada no decorrer dos anos. O objetivo deste trabalho é mostrar como Kahoot (plataforma geradora de quiz), conectado às propostas da BNCC facilita o processo de ensino- aprendizagem da Álgebra, além de ajudar o estudante em seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional do aluno, e na construção do pensamento algébrico que seria a analise e representação de situações matemáticas. |
Abstract: | Currently, the use of Information and Communication Technologies (ICT) is common among children. Sooner and later they are faced with various types of electronic devices. Because it is something that attracts children, the use of these technologies as methodological resources in schools has become significant to minimize difficulties in learning Mathematics. To minimize the difficulties in learning Algebra, the National Common Curricular Base (BNCC) proposes changes in the Mathematics curriculum, mainly in the early years of elementary school. One of the main changes is the introduction of Algebra gradually, so that over time the student can understand that Algebra is nothing more than a generalization of Arithmetic studied over the years. The objective of this work is to show how Kahoot (platform that generates quiz), connected to the BNCC proposals facilitates the teaching-learning process of Algebra, besides helping the student in his cognitive, social and emotional development, and in the construction of the algebraic thinking that would be the analysis and representation of mathematical situations. |
Palavras-chave: | Base Nacional Comum Curricular Tecnologias de informação Recursos metodológicos Dificuldades de aprendizagem Matemática – Estudo e ensino Álgebra Matemática (Ensino fundamental) Plataforma Kahoot Technology Common Base National Curriculum Early Years Kahoot and Algebraic Thinking |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Citação: | PITOMBEIRA, José Roberto de Sales. O Kahoot e o ensino da álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6973 |
Data do documento: | 25-mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O Kahoot e o ensino da álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental.pdf | 4.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.