00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gomes, Yana Liss Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5441988893925908pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Silvana Paulina de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237683604411139pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Adriana Cavalcanti dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6659666517367641pt_BR
dc.creatorSilva, Rita de Cássia Alves da-
dc.creatorOliveira, Josefa Sabino Gomes de-
dc.date.accessioned2020-05-20T02:54:56Z-
dc.date.available2020-05-20T02:54:56Z-
dc.date.issued2019-05-09-
dc.citation.issueSILVA, Rita de Cássia Alves da; OLIVEIRA, Josefa Sabino Gomes de. Abordagem da variação linguística em livro didático de língua portuguesa. 25 f. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6960-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVariação Linguísticapt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAbordagem da variação linguística em livro didático de língua portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNesse artigo, discutimos a questão da variação linguística relacionada ao ensino de Língua Portuguesa, especialmente relacionada às práticas de ensino de leitura e escrita. Para tal intento, realizamos uma análise de um livro didático (LD). A base teórica desta pesquisa está fundamentada nos estudos de: Antunes (2003), Bagno (2007), Bochenek (2013), Cecílio e Matos (2006), Faraco (2008), Costa e Gomes (2015), Gomes (2011), Marinho e Costa Val (2005), Ota (2009), dentre outros. Os resultados encontrados na pesquisa revelam que a proposta de ensino para o componente curricular Língua Portuguesa considera e reconhece a heterogeneidade linguística como um fator inerente às línguas, por isso, apresenta uma organização curricular para o ensino de Língua Portuguesa com foco nos aspectos relacionados à variação linguística em diversas atividades de leitura, de produção e reflexão sobre os usos linguístico, desse modo, identificamos que a concepção de língua/linguagem como meio de interação social fundamenta a proposta didática do livro didático de Língua Portuguesa. A partir da análise da LD, consideramos ser importante que os cursos de Pedagogia incluam em seus programas tópicos acerca da temática variação linguística de modo a orientar os pro fessores alfabetizadores sobre a importância de se traba lhar com os diversos usos linguísticos desde os anos iniciais do Ensino Fundamental por meio das práticas de leitura , de oralidade, de análise linguística e de escrita /produção textual.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Abordagem da variação linguística em livro didático de língua portuguesa.pdf914.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.