Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6960
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Yana Liss Soares | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5441988893925908 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Silvana Paulina de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4237683604411139 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Adriana Cavalcanti dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6659666517367641 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Rita de Cássia Alves da | - |
dc.creator | Oliveira, Josefa Sabino Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-20T02:54:56Z | - |
dc.date.available | 2020-05-20T02:54:56Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-09 | - |
dc.citation.issue | SILVA, Rita de Cássia Alves da; OLIVEIRA, Josefa Sabino Gomes de. Abordagem da variação linguística em livro didático de língua portuguesa. 25 f. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6960 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Variação Linguística | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Abordagem da variação linguística em livro didático de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesse artigo, discutimos a questão da variação linguística relacionada ao ensino de Língua Portuguesa, especialmente relacionada às práticas de ensino de leitura e escrita. Para tal intento, realizamos uma análise de um livro didático (LD). A base teórica desta pesquisa está fundamentada nos estudos de: Antunes (2003), Bagno (2007), Bochenek (2013), Cecílio e Matos (2006), Faraco (2008), Costa e Gomes (2015), Gomes (2011), Marinho e Costa Val (2005), Ota (2009), dentre outros. Os resultados encontrados na pesquisa revelam que a proposta de ensino para o componente curricular Língua Portuguesa considera e reconhece a heterogeneidade linguística como um fator inerente às línguas, por isso, apresenta uma organização curricular para o ensino de Língua Portuguesa com foco nos aspectos relacionados à variação linguística em diversas atividades de leitura, de produção e reflexão sobre os usos linguístico, desse modo, identificamos que a concepção de língua/linguagem como meio de interação social fundamenta a proposta didática do livro didático de Língua Portuguesa. A partir da análise da LD, consideramos ser importante que os cursos de Pedagogia incluam em seus programas tópicos acerca da temática variação linguística de modo a orientar os pro fessores alfabetizadores sobre a importância de se traba lhar com os diversos usos linguísticos desde os anos iniciais do Ensino Fundamental por meio das práticas de leitura , de oralidade, de análise linguística e de escrita /produção textual. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Abordagem da variação linguística em livro didático de língua portuguesa.pdf | 914.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.