Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6922
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Alfabetização científica a partir do ensino por investigação |
Autor(es): | Santos, Maria Cristina Silva dos Silva, Maria Walkirya da |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Rosemeire da Silva Dantas |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mota, Maria Danielle Araújo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Silvana Paulina de |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo a proposição teórica de uma sequência de ensino investigativa (SEI) sobre os elementos de um jardim. A SEI tem como referenciais teórico-metodológicos autores que propõe o ensino por investigação para promover a alfabetização científica. É um trabalho de pesquisa bibliográfica, onde sinalizamos a importância do ensino por investigação desde a educação infantil, visando uma alfabetização científica para todos os sujeitos. A alfabetização científica deve estar presente na vida escolar dos sujeitos, contribuindo para sua formação intelectual e cidadã, promovendo uma postura ativa nas questões sociais e ambientais. O ensino por investigação implica na construção de conhecimentos necessários para o sujeito ser alfabetizado cientificamente, considerando que a alfabetização científica é um processo contínuo, onde os conhecimentos vão sendo ampliados. Elaboramos uma Sequência de Ensino por Investigação como proposta para professores da Educação Infantil que visam alfabetizar cientificamente desde a primeira etapa da vida escolar de seus alunos. Dessa forma, o ensino por investigação se planejado e desenvolvido por meio de práticas pedagógicas que propiciem ao estudante sua participação ativa, estará ampliando sua visão de mundo, formando cidadãos capazes de atuar e modificar sua realidade. |
Palavras-chave: | Alfabetização Científica Sequência de Ensino Investigativa Ensino por Investigação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | SANTOS, Maria Cristina Silva dos; SILVA, Maria Walkirya da. Alfabetização científica a partir do ensino por investigação. 2020. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6922 |
Data do documento: | 23-abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alfabetização científica a partir do ensino por investigação.pdf | 514.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.