Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6903
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Concepções e práticas pedagógicas em classe hospitalar |
Título(s) alternativo(s): | Pedagogical conceptions and practices in hospital pedagogy |
Autor(es): | Silva, Samylle Ribeiro Pereira da |
Primeiro Orientador: | Sales, Mônica Patrícia da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Silvana Paulina de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Alves, Maria Dolores Fortes |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo compreender as concepções que orientam as práticas pedagógicas em Classe Hospitalar. Trata-se de um estudo de caso que teve como referência metodológica a pesquisa qualitativa. O estudo foi realizado em uma Classe Hospitalar de um hospital privado, localizado no Estado de São Paulo (o hospital também recebe pacientes do sistema único de saúde - SUS), a classe hospitalar é especializada em atender pacientes oncológicos pediátricos que devido ao tratamento de saúde ficam impossibilitados por tempo (in) determinado de frequentar a classe de ensino regular. Com a colaboração de pedagogas que atuam neste ambiente de ensino, a coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada, tendo como foco compreender as concepções de classe hospitalar que orientam as práticas pedagógicas. Os resultados, ainda que exploratórios, evidenciaram que as práticas pedagógicas em sua maioria são fundamentadas na humanização, da perspectiva da educação e do cuidado, com o propósito de ajudar na promoção do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes hospitalizados. |
Abstract: | The purpose of this article is to understand the conceptions that guide pedagogical practices in Hospital Class. This is a case study that had as methodological reference the qualitative research. The study was conducted in a Hospital Class of a private hospital, located in the State of São Paulo (the hospital also receives patients from the single health system - SUS), the hospital class is specialized in attending pediatric oncology patients that due to health treatment are unable for a given (in) time to attend regular school. With the collaboration of pedagogues who work in this teaching environment, data collection was done through a semi-structured interview, with the aim of understanding the hospital-class conceptions that guide pedagogical practices. The results, although exploratory, showed that pedagogical practices are mostly based on humanization, from the perspective of education and care, with the purpose of helping to promote the integral development of hospitalized children and adolescents. |
Palavras-chave: | Práticas Pedagógicas Pedagogia Hospitalar Classe Hospitalar Pedagogical Practices Hospital Pedagogy Hospital Class |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | SILVA, Samylle Ribeiro Pereira da. Concepções e práticas pedagógicas em classe hospitalar. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6903 |
Data do documento: | 23-mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Concepções e práticas pedagógicas em classe hospitalar.pdf | 596.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.