00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6903
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Concepções e práticas pedagógicas em classe hospitalar
Título(s) alternativo(s): Pedagogical conceptions and practices in hospital pedagogy
Autor(es): Silva, Samylle Ribeiro Pereira da
Primeiro Orientador: Sales, Mônica Patrícia da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Silvana Paulina de
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Maria Dolores Fortes
Resumo: O presente artigo tem por objetivo compreender as concepções que orientam as práticas pedagógicas em Classe Hospitalar. Trata-se de um estudo de caso que teve como referência metodológica a pesquisa qualitativa. O estudo foi realizado em uma Classe Hospitalar de um hospital privado, localizado no Estado de São Paulo (o hospital também recebe pacientes do sistema único de saúde - SUS), a classe hospitalar é especializada em atender pacientes oncológicos pediátricos que devido ao tratamento de saúde ficam impossibilitados por tempo (in) determinado de frequentar a classe de ensino regular. Com a colaboração de pedagogas que atuam neste ambiente de ensino, a coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada, tendo como foco compreender as concepções de classe hospitalar que orientam as práticas pedagógicas. Os resultados, ainda que exploratórios, evidenciaram que as práticas pedagógicas em sua maioria são fundamentadas na humanização, da perspectiva da educação e do cuidado, com o propósito de ajudar na promoção do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes hospitalizados.
Abstract: The purpose of this article is to understand the conceptions that guide pedagogical practices in Hospital Class. This is a case study that had as methodological reference the qualitative research. The study was conducted in a Hospital Class of a private hospital, located in the State of São Paulo (the hospital also receives patients from the single health system - SUS), the hospital class is specialized in attending pediatric oncology patients that due to health treatment are unable for a given (in) time to attend regular school. With the collaboration of pedagogues who work in this teaching environment, data collection was done through a semi-structured interview, with the aim of understanding the hospital-class conceptions that guide pedagogical practices. The results, although exploratory, showed that pedagogical practices are mostly based on humanization, from the perspective of education and care, with the purpose of helping to promote the integral development of hospitalized children and adolescents.
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas
Pedagogia Hospitalar
Classe Hospitalar
Pedagogical Practices
Hospital Pedagogy
Hospital Class
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Samylle Ribeiro Pereira da. Concepções e práticas pedagógicas em classe hospitalar. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6903
Data do documento: 23-mai-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Concepções e práticas pedagógicas em classe hospitalar.pdf596.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.