00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6895
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A geografia nos/para os anos iniciais do ensino fundamental veiculada nos três últimos ENPEGS (2013/2017/2019)
Autor(es): Medeiros, Sileide de Lima Feitosa
Ramos, Wedja Daiane
Primeiro Orientador: Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Raggi, Mariana Guedes
metadata.dc.contributor.referee2: Medeiros, Dhiego Antônio de
Resumo: A prática ou ensino de Geografia nos anos iniciais ainda é pouco discutida nos eventos acadêmicos, tanto do campo da Pedagogia quanto no da Geografia. Este último, mesmo tendo eventos destinados a discussão do ensino dessa área é, geralmente, muito voltado para os anos finais. Tendo em vista essa problemática, o objetivo da pesquisa realizada para a construção deste Trabalho de Conclusão de Curso é identificar Anais apresentados nos referidos eventos que abordam a Geografia nos/para os anos iniciais. Optou-se por realizar uma revisão sistemática nos documentos “anais dos eventos” das três últimas edições (2013, 2017 e 2019) dos Encontros Nacionais de Prática de Ensino de Geografia (ENPEGs). Inicialmente, foi realizada uma seleção dos artigos a partir de palavras-chave como critério inicial para localização, seleção ou exclusão de artigos a serem lidos para a pesquisa. Em seguida, a partir da leitura desses artigos, foram identificados os que estavam de algum modo relacionados ao ensino de Geografia em articulação com o curso de Pedagogia, os anos iniciais do ensino fundamental ou educação infantil, de modo a identificar temáticas, tendências de e para pesquisa, bem como os lugares de produção dos quais se originaram os trabalhos. Para tanto, indagou-se: “Como a Geografia dos/para os anos iniciais vem sendo discutida nos ENPEGs.
Palavras-chave: Geografia nos anos iniciais
Revisão sistemática.
Ensino de Geografia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: MEDEIROS, Sileide de Lima Feitosa; RAMOS, Wedja Daiane. A geografia nos/para os anos iniciais do ensino fundamental veiculada nos três últimos ENPEGS (2013/2017/2019). 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6895
Data do documento: 29-jul-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A geografia nos/para os anos iniciais do ensino fundamental veiculada nos três últimos ENPEGS (2013-2017-2019).pdf784.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.