00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2805062227759643pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Kinsey Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5810985948735723pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Dhiego Antônio de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5707046948089920pt_BR
dc.creatorNascimento, Tanismayra da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5929725946993278pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-14T01:51:40Z-
dc.date.available2020-04-14T01:51:40Z-
dc.date.issued2019-07-29-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Tanismayra da Silva. A potência do texto literário para apreensão e mobilização de saberes geográficos. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6890-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectSaberes geográficospt_BR
dc.subjectGeografia da Infânciapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA potência do texto literário para apreensão e mobilização de saberes geográficospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso articula Literatura e Geografia para apreensão de saberes geográficos, visando refletir acerca da potência do texto literário para este intento. Argumenta- se que ensinar e aprender Geografia a partir e com o texto literário não pode ser pretexto, mas contexto (LAJOLO, 2009). O referencial teórico adotado afilia-se ao campo da Geografia da infância (LOPES, 2018), ao conceber uma geografia das/com as crianças e não para elas, descolando-se da delimitação, por vezes árida, do que se propõe como disciplina escolar. Utiliza-se como recurso, dois títulos de livros literários, a saber: Se criança governasse o mundo...de Marcelo Xavier (2003) e A Jararaca, a Perereca e a Tiririca de Ana Maria Machado (2016), base para as vivências metodológicas, cujos produtos/representações das crianças constituem corpus analítico, neste artigopt_BR
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