00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6889
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Luis, Suzana Maria Barrios-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1316564059387352pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rosemeire Reis da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3449113858899262pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Silvana Paulina de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237683604411139pt_BR
dc.creatorSilva, Jacely Alves Florêncio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8356404703854755pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-13T01:28:37Z-
dc.date.available2020-04-13T01:28:37Z-
dc.date.issued2019-06-18-
dc.identifier.citationSILVA, Jacely Alves Florêncio. Adesão à docência na formação inicial de estudantes do curso de Pedagogia. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6889-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdesão à docênciapt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.subjectFormação Inicialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAdesão à docência na formação inicial de estudantes do curso de Pedagogiapt_BR
dc.title.alternativeAdhesión a la docência em la formación inicial carrera de Pedagogíapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como intuito discutir o processo de adesão à docência dos estudantes do curso de Pedagogia, com a finalidade de compreender de que forma a adesão e a não adesão podem interferir na construção identitária do futuro professor. A discussão sobre a adesão e identidade docente constitui-se como problema de pesquisa, na medida em que, ainda na atualidade estar e ser/perceber-se como professor não significam, necessariamente, uma relação unívoca. Os objetivos do estudo que resultou neste artigo foram: desenvolver estudos teóricos no campo da formação e identidade docentes e identificar, na produção bibliográfica recente, estudos que analisem como futuros pedagogos desenvolvem ou não seus processos de profissionalismo a partir de suas experiências de formação inicial. Para isso, este estudo apoiou-se em teóricos da área de formação docente, a fim de construir respaldo para justificar a importância de pensar a construção do ser professor a partir de um olhar reflexivo, frente ao saber constitutivo da profissão, levando em consideração os desafios enfrentados na formação dos futuros profissionais, tendo em vista o encontro do “eu” individual com o “eu” profissional. Assim, o referencial teórico apoiou-se nos estudos de Dubar (2005), Nóvoa (1995a, 1995b), Tardif (2014), Puggian e Martins (2011), bem como de outros estudiosos da área. No que tange aos procedimentos metodológicos do estudo, foi realizado um levantamento bibliográfico em três bases, sendo essas Scielo, Anped e Capes, considerando a produção dos últimos 05 anos. A pesquisa, por sua vez, é de abordagem qualitativa, sob a perspectiva hermenêutica. Os resultados apontaram para a necessidade de se investir em pesquisas que visem analisar as minunciosidades presentes no processo de construção do docente, enfatizando a relevância de voltar o olhar para o licenciando em Pedagogia, dando ênfase à adesão à docência realizada desde a formação inicial, uma vez que é perpassada por desafios que permeiam a própria profissão e interferem diretamente na construção da identidade profissional dos licenciandos, ocasionando, até mesmo, a fragilidade das concepções apresentadas pelos futuros professores sobre o que de fato é a profissão docente.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adesão à docência na formação inicial de estudantes do curso de pedagogia.pdf548.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.