Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6889
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Luis, Suzana Maria Barrios | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1316564059387352 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Rosemeire Reis da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3449113858899262 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Silvana Paulina de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4237683604411139 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Jacely Alves Florêncio | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8356404703854755 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-13T01:28:37Z | - |
dc.date.available | 2020-04-13T01:28:37Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jacely Alves Florêncio. Adesão à docência na formação inicial de estudantes do curso de Pedagogia. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6889 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Adesão à docência | pt_BR |
dc.subject | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Formação Inicial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Adesão à docência na formação inicial de estudantes do curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.title.alternative | Adhesión a la docência em la formación inicial carrera de Pedagogía | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como intuito discutir o processo de adesão à docência dos estudantes do curso de Pedagogia, com a finalidade de compreender de que forma a adesão e a não adesão podem interferir na construção identitária do futuro professor. A discussão sobre a adesão e identidade docente constitui-se como problema de pesquisa, na medida em que, ainda na atualidade estar e ser/perceber-se como professor não significam, necessariamente, uma relação unívoca. Os objetivos do estudo que resultou neste artigo foram: desenvolver estudos teóricos no campo da formação e identidade docentes e identificar, na produção bibliográfica recente, estudos que analisem como futuros pedagogos desenvolvem ou não seus processos de profissionalismo a partir de suas experiências de formação inicial. Para isso, este estudo apoiou-se em teóricos da área de formação docente, a fim de construir respaldo para justificar a importância de pensar a construção do ser professor a partir de um olhar reflexivo, frente ao saber constitutivo da profissão, levando em consideração os desafios enfrentados na formação dos futuros profissionais, tendo em vista o encontro do “eu” individual com o “eu” profissional. Assim, o referencial teórico apoiou-se nos estudos de Dubar (2005), Nóvoa (1995a, 1995b), Tardif (2014), Puggian e Martins (2011), bem como de outros estudiosos da área. No que tange aos procedimentos metodológicos do estudo, foi realizado um levantamento bibliográfico em três bases, sendo essas Scielo, Anped e Capes, considerando a produção dos últimos 05 anos. A pesquisa, por sua vez, é de abordagem qualitativa, sob a perspectiva hermenêutica. Os resultados apontaram para a necessidade de se investir em pesquisas que visem analisar as minunciosidades presentes no processo de construção do docente, enfatizando a relevância de voltar o olhar para o licenciando em Pedagogia, dando ênfase à adesão à docência realizada desde a formação inicial, uma vez que é perpassada por desafios que permeiam a própria profissão e interferem diretamente na construção da identidade profissional dos licenciandos, ocasionando, até mesmo, a fragilidade das concepções apresentadas pelos futuros professores sobre o que de fato é a profissão docente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adesão à docência na formação inicial de estudantes do curso de pedagogia.pdf | 548.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.