00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
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Tipo: Dissertação
Título: Uma análise da emissão de poluentes dos modais de transporte urbano brasileiro à luz do metabolismo social
Título(s) alternativo(s): Analysis of the emission of pollutants from Brazilian urban transport in the light of social metabolism
Autor(es): Ferreira, Mariane Sobral Afonso
Primeiro Orientador: Lustosa, Maria Cecília Junqueira
metadata.dc.contributor.referee1: Antunes, Verônica Nascimento Brito
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Daniel Caixeta
Resumo: O processo de urbanização, responsável pela motorização da população brasileira, ocasiona grande emissão de poluentes na atmosfera. Nos grandes centros urbanos é provocada, em grande parte, pelos modais de transporte urbano. Nesta dissertação, a análise da emissão desses poluentes terá como fundamentação teórica a Economia Ecológica, por meio da relação dos sistemas sociais com os sistemas naturais: o Metabolismo Social que consiste no estudo dos fluxos de energia e matéria retirados, transformados e devolvidos à natureza. Dentro do fluxo metabólico a Excreção é um processo descontrolado, danoso e dependente de todos os processos (Apropriação, Transformação, Distribuição e Consumo), tornando-se um dos fatores mais importantes para o desequilíbrio dos ecossistemas em nosso planeta. A emissão de poluentes atmosféricos por fontes móveis é analisada por meio dos modais: metrô, ônibus, carro, motocicleta, sendo possível comparar o processo de Excreção de cada modal de transporte urbano brasileiro. Para isso, é descrito cada modal, o marco legal acerca da qualidade do ar no Brasil e os poluentes atmosféricos considerados em nível local e global. Os resultados mostram que o nível de excreção por pessoa por quilômetro (epkm) dos modais motorizados individuais chega a ser 36,9 vezes mais elevado se comparado aos públicos, como é o caso dos automóveis comparados ao metrô. Conclui-se que uma saída para reduzir o nível de excreção provocado pelo metabolismo social do transporte urbano brasileiro é o incentivo ao uso e à melhoria dos modais não motorizados além dos públicos, com alta capacidade de ocupação e baixo teor de emissão de poluentes atmosféricos locais e gases do efeito estufa.
Abstract: The urbanization process, responsible for the motorization of the Brazilian population, causes large emissions of pollutants into the atmosphere. In huge urban centers it is caused, in part, by urban transportation modes. In this dissertation, the analysis of the emission of these pollutants will have as theoretical basis the Ecological Economics, through the relationship of social systems with natural systems: the Social Metabolism that consists in the study of the flows of energy and matter removed, transformed and returned to nature. Within the metabolic flow, Excretion is an uncontrolled process, harmful and dependent on all processes (Appropriation, Transformation, Distribution and Consumption), becoming one of the most important factors for the imbalance of ecosystems on our planet. The emission of atmospheric pollutants from mobile sources is analyzed by means of modals: subway, bus, car, motorcycle, and it is possible to compare the Excretion process of each modal of Brazilian urban transport. For this, each modal is described, the legal framework about the air quality in Brazil and the atmospheric pollutants considered at local and global levels. The results show that the level of excretion per person per kilometer (epkm) of the individual motorized modes is 36.9 times higher if compared to the public, as is the case of cars compared to the subway. It is concluded that one way to reduce the level of excretion caused by the social metabolism of Brazilian urban transport is to encourage the use and improvement of nonmotorized modals in addition to public ones, with high occupancy capacity and low emission of local air pollutants and greenhouse gases.
Palavras-chave: Ecologia - Aspectos econômicos
Metabolismo social (Economia)
Poluentes
Transporte urbano
Ecology - Economic Aspects
Social Metabolism (Economics)
Pollutants
Urban transport
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Economia
Citação: FERREIRA, Mariane Sobral Afonso. Uma análise da emissão de poluentes dos modais de transporte urbano brasileiro à luz do metabolismo social. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6620
Data do documento: 6-set-2019
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