00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lustosa, Maria Cecília Junqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2773042208823336pt_BR
dc.contributor.referee1Antunes, Verônica Nascimento Brito-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4398250179191454pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Daniel Caixeta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4632609286866341pt_BR
dc.creatorFerreira, Mariane Sobral Afonso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6175474816120361pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-10T18:54:04Z-
dc.date.available2019-12-20-
dc.date.available2020-02-10T18:54:04Z-
dc.date.issued2019-09-06-
dc.identifier.citationFERREIRA, Mariane Sobral Afonso. Uma análise da emissão de poluentes dos modais de transporte urbano brasileiro à luz do metabolismo social. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6620-
dc.description.abstractThe urbanization process, responsible for the motorization of the Brazilian population, causes large emissions of pollutants into the atmosphere. In huge urban centers it is caused, in part, by urban transportation modes. In this dissertation, the analysis of the emission of these pollutants will have as theoretical basis the Ecological Economics, through the relationship of social systems with natural systems: the Social Metabolism that consists in the study of the flows of energy and matter removed, transformed and returned to nature. Within the metabolic flow, Excretion is an uncontrolled process, harmful and dependent on all processes (Appropriation, Transformation, Distribution and Consumption), becoming one of the most important factors for the imbalance of ecosystems on our planet. The emission of atmospheric pollutants from mobile sources is analyzed by means of modals: subway, bus, car, motorcycle, and it is possible to compare the Excretion process of each modal of Brazilian urban transport. For this, each modal is described, the legal framework about the air quality in Brazil and the atmospheric pollutants considered at local and global levels. The results show that the level of excretion per person per kilometer (epkm) of the individual motorized modes is 36.9 times higher if compared to the public, as is the case of cars compared to the subway. It is concluded that one way to reduce the level of excretion caused by the social metabolism of Brazilian urban transport is to encourage the use and improvement of nonmotorized modals in addition to public ones, with high occupancy capacity and low emission of local air pollutants and greenhouse gases.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEcologia - Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectMetabolismo social (Economia)pt_BR
dc.subjectPoluentespt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectEcology - Economic Aspectspt_BR
dc.subjectSocial Metabolism (Economics)pt_BR
dc.subjectPollutantspt_BR
dc.subjectUrban transportpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleUma análise da emissão de poluentes dos modais de transporte urbano brasileiro à luz do metabolismo socialpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the emission of pollutants from Brazilian urban transport in the light of social metabolismpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO processo de urbanização, responsável pela motorização da população brasileira, ocasiona grande emissão de poluentes na atmosfera. Nos grandes centros urbanos é provocada, em grande parte, pelos modais de transporte urbano. Nesta dissertação, a análise da emissão desses poluentes terá como fundamentação teórica a Economia Ecológica, por meio da relação dos sistemas sociais com os sistemas naturais: o Metabolismo Social que consiste no estudo dos fluxos de energia e matéria retirados, transformados e devolvidos à natureza. Dentro do fluxo metabólico a Excreção é um processo descontrolado, danoso e dependente de todos os processos (Apropriação, Transformação, Distribuição e Consumo), tornando-se um dos fatores mais importantes para o desequilíbrio dos ecossistemas em nosso planeta. A emissão de poluentes atmosféricos por fontes móveis é analisada por meio dos modais: metrô, ônibus, carro, motocicleta, sendo possível comparar o processo de Excreção de cada modal de transporte urbano brasileiro. Para isso, é descrito cada modal, o marco legal acerca da qualidade do ar no Brasil e os poluentes atmosféricos considerados em nível local e global. Os resultados mostram que o nível de excreção por pessoa por quilômetro (epkm) dos modais motorizados individuais chega a ser 36,9 vezes mais elevado se comparado aos públicos, como é o caso dos automóveis comparados ao metrô. Conclui-se que uma saída para reduzir o nível de excreção provocado pelo metabolismo social do transporte urbano brasileiro é o incentivo ao uso e à melhoria dos modais não motorizados além dos públicos, com alta capacidade de ocupação e baixo teor de emissão de poluentes atmosféricos locais e gases do efeito estufa.pt_BR
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