00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6577
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6495492068805035pt_BR
dc.contributor.referee1Farias, Jair Gomes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8288273058788141pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Cleide Jane de Sa Araujo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7090267221490696pt_BR
dc.creatorMarinho, Gláucia dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1476419079474470pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-06T16:59:02Z-
dc.date.available2019-12-12-
dc.date.available2020-02-06T16:59:02Z-
dc.date.issued2010-09-09-
dc.identifier.citationMARINHO, Gláucia dos Santos. Variação linguistica na 3ª fase da educação de jovens e adultos: saberes e práticas. 2019. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6577-
dc.description.abstractThe main goal of this research was to analyze the knowledge and practices that a teacher of Elementary Education of Youth and Adults (EJA) a state school education, had on the subject and approach of linguistic variation, considering the aspects of standard linguistic varieties, popular varieties, especially those that can be observed in students' oral language, which most often differ from the norm in respect of certain formal characteristics. To do so, through the qualitative method, based on orientations from the case study, the research involved the systematic observation of lessons in a month in a classroom of 3rd phase of EJA, which were also used questionnaires to students and the teacher to profiling this, as well as a semi-structured interview with the teacher of the class. In theoretical research we used interface studies in linguistic/education, among them: Labov (2008), Moura (2000); Ludke and Andre (1986); Bortoni-Ricardo (2004), among others. We also use the studies in the area of adult education, among them: Pedagogical Proposal for Basic Education of Youth and Adults in the State of Alagoas (2002), Freire (1996). The results showed that the investigated teacher had the theoretical knowledge on the topic of language variation, but it was not observed in her teaching practice the didactic transposition of this knowledge. Regarding to interventions, the teacher based on more on the orientations described in the normative grammar than on assumptions of sociolinguistics, proposing activities rewrite the words "wrong to right", without discussing with the students the aspects socio-historical, ideological and communicative that pervade the language. We believe that the teacher to use her language skills in teaching practice shows greater competence and therefore contributes to improving the quality of her work, because to recognize and value the linguistic diversity she approximates to her students, putting them equally, which facilitates learning and encourages a constant search for knowledge.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectLinguistic Variationpt_BR
dc.subjectPortuguese language - Teaching and Learningpt_BR
dc.subjectEducation of Youth and Adultspt_BR
dc.subjectTeachers - Trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleVariação linguistica na 3ª fase da educação de jovens e adultos: saberes e práticaspt_BR
dc.title.alternativeLinguistic variation in 3rd phase of youth and education: knowledge and practicespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal deste trabalho de investigação foi analisar os conhecimentos e a transposição didática que uma professora do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola da rede estadual de ensino possuía sobre o tema e a abordagem da variação lingüística, considerando os aspectos das variedades lingüísticas de prestígio, variedades populares, especialmente, aquelas que podem ser observadas na oralidade dos alunos, que na maioria das vezes se distanciam da norma culta no que diz respeito a algumas características formais. Para tanto, por meio do método qualitativo, baseado nas orientações do estudo de caso, a pesquisa envolveu a observação sistemática de aulas durante um mês em uma sala de aula da 3ª fase da EJA, onde também foram aplicados questionários com os alunos e a professora para traçar o perfil destes, bem como uma entrevista semi-estruturada com a professora da turma. Na fundamentação teórica da pesquisa lançamos mão de estudos realizados na interface lingüística/educação, dentre os quais: Labov (2008); Moura (2000); Ludke e Andre (1986); Bortoni-Ricardo (2004); entre outros. Também recorremos aos estudos da área da EJA, dentre estes: Proposta Pedagógica para a Educação Básica da Educação de Jovens e Adultos do Estado de Alagoas (2002); Freire (1996). Os resultados apontaram que a professora observada possuía conhecimento teórico sobre o tema da variação lingüística, porém não foi constatada em sua prática docente a transposição didática destes conhecimentos. No que diz respeito às intervenções, a professora baseou-se mais nas orientações descritas na gramática normativa do que em pressupostos da sociolingüística, propondo atividades de reescrita de palavras do “errado para o certo”, sem discutir com os alunos (as) os aspectos sócio-históricos, ideológicos e comunicativos que permeiam a língua. Entendemos que o docente ao utilizar seus conhecimentos lingüísticos na prática pedagógica demonstra maior competência e, conseqüentemente, contribui para a melhoria na qualidade do seu trabalho, pois ao reconhecer e valorizar as diversidades lingüísticas ele acaba se aproximando de seus alunos, colocando-os em pé de igualdade, o que facilita a aprendizagem e estimula a busca constante pelo conhecimento.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Variação linguistica na 3ª fase da educação de jovens e adultos: saberes e práticas.pdf795.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.