06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6563
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbalho, José Ivamilson Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5624008859123566pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Edlene dos Santos-
dc.contributor.referee2Vilela, Cristiano das Neves-
dc.creatorGomes, Ana Paula da Silva Ferreira Dantas-
dc.date.accessioned2020-02-04T18:20:08Z-
dc.date.available2020-02-04-
dc.date.available2020-02-04T18:20:08Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.citationGOMES, Ana Paula da Silva Ferreira Dantas. Um olhar sobre a educação de jovens e adultos - EJA, motivos de abandono: expectativas na rede pública de ensino municipal de Água Branca – AL. 2020. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6563-
dc.description.abstractEJA spaces are made up of young people, adults and the elderly. Thus, this study aimed to describe the subject of Youth and Adult Education, the causes and reasons that influenced their permanence in the first and second segment stages. For this, we carried out a quantitative research in the public network of Youth and Adult Education in the municipality of Água Branca - AL, from which thirteen (13) classes of first and second segment were investigated, in the rural and urban areas. With which, we used the questionnaire as a data collection instrument, which covered questions about the factors that cause the evasion of these individuals, being applied with one hundred and seventy-four (174) respondents, which corroborated in obtaining the results. Thus, through these data we analyze the phenomena that lead to the continuation of students in the teaching spaces of this modality. Where, in fact, the interruption of continuing to study is associated with elements such as: work, family, disinterest in school, illness, pregnancy, failure, frequency, among others. These points significantly affect the lives of these subjects, causing them to interfere early in an academic life stage. In this sense, Youth and Adult Education - EJA reveals the predominant heterogeneity of the individual historically marked by values, social, political and cultural, and that conditionally social inequality is a factor that intrinsically causes the student to leave the teaching process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.subjectÁgua Branca - Alagoaspt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectAnálise socialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleUm olhar sobre a educação de jovens e adultos - EJA, motivos de abandono: expectativas na rede pública de ensino municipal de Água Branca – ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoOs espaços da EJA são compostos por jovens, adultos e idosos. Dessa forma este estudo objetivou descrever o sujeito da Educação de Jovens e Adultos, as causas e motivos que influenciaram na sua permanência nas etapas de primeiro e segundo segmento. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza quantitativa, na rede pública da Educação de Jovens e Adultos no município de Água Branca – AL, do qual foram investigadas treze (13) turmas de primeiro e segundo segmento, na zona rural e zona urbana. Com o qual, utilizamos como instrumento de coleta de dados o questionário, que abrangeram questões sobre os fatores que ocasionam a evasão desses indivíduos, sendo aplicado com cento e setenta e quatro (174) respondentes, que corroborou na obtenção dos resultados. Assim, por meio desses dados analisamos os fenômenos que acarretam a continuação dos alunos nos espaços de ensino dessa modalidade. Onde de fato, a interrupção de continuar estudando está associada aos elementos como: trabalho, família, desinteresse com a escola, doença, gravidez, reprovação, frequência, entre outros. Significativamente tais pontos afetam a vida desses sujeitos levando-os a interferir precocemente um estágio de vida acadêmica. Neste sentido a Educação de Jovens e Adultos- EJA revela a heterogeneidade predominante do indivíduo marcado historicamente por valores, social, político e cultural, e que condicionalmente a desigualdade social é um fator que intrinsicamente provoca a saída do estudante no processo de ensino.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.