Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6533
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6428711681688374 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva Sobrinho, Helson Flávio da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9678771021912570 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Florêncio, Ana Maria Gama | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7238674881549165 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Elizângela Patrício da | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-31T16:39:47Z | - |
dc.date.available | 2019-12-04 | - |
dc.date.available | 2020-01-31T16:39:47Z | - |
dc.date.issued | 2011-05-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Elizângela Patrício da. PROJOVEM Urbano: o simulacro de um discurso de inclusão social. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6533 | - |
dc.description.abstract | This research develops a critical analysis of the proposed qualification training offered by the "Projovem Urbano" in the city of Maceió in Brazil and tries to identify the limits and possibilities of the Program "Projovem Urban" for young workers by analyzing the discursive processes that construct the effects of the senses that sustain the policy the aforementioned program. To conduct our analysis, we chose discursive analysis for our theoretical and methodological framework, which is of French origin, because we understand that it allows us to have a perspective that is not limited to interpretation, but rather a deeper understanding of the political determinations and economic policies that engender, in our case, the education policies in Brazil. To do so, we used Pêcheux's theoretical contributions, making use also of other theorists who address the question of ideology in the processes of signification, such as Bakhtin, Orlandi, among others. Based on the analysis of the corpus, the Projovem Urbano "qualifies" people, but does not prepare them for entering the labor market as announced in its proposal. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Projovem urbano | pt_BR |
dc.subject | Qualificação profissional | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Youth and adult education | pt_BR |
dc.subject | ProJovem Urban | pt_BR |
dc.subject | Professional Qualification | pt_BR |
dc.subject | Discourse Analyze | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | PROJOVEM Urbano: o simulacro de um discurso de inclusão social | pt_BR |
dc.title.alternative | PROJOVEM Urban: the simulacrum of a discourse of social inclusion | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa desenvolve uma análise crítica da proposta de qualificação profissional oferecida pelo Projovem Urbano no município de Maceió e tem por objetivo identificar os limites do Programa para os jovens trabalhadores – Projovem Urbano - mediante análise dos processos discursivos que constroem os efeitos de sentidos que sustentam a política do já referido Programa. Para a realização de nossas análises, optamos pelo referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso, de origem francesa, por entendermos que ele nos possibilita um enfoque que não se limita apenas à interpretação, mas, sim, a um maior aprofundamento das determinações políticas e econômicas que engendram as políticas, em nosso caso específico, as políticas de educação no Brasil. Para tanto, utilizamos as contribuições de Pêcheux, lançando mão também de outros teóricos que abordam a questão da ideologia nos processos de significação, como Bakhtin, Orlandi entre outros. Nosso corpus de análise é constituído dos objetivos gerais do Programa e de sequências discursivas retiradas de entrevistas realizadas com alunos concluintes do Projovem Urbano 2010. Constatamos, a partir da análise do corpus, que o ProJovem Urbano “qualifica” apenas para a informalidade e não para a inserção no mercado de trabalho como anuncia em sua proposta. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PROJOVEM Urbano o simulacro de um discurso de inclusão social.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.