Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6410| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | A importância dos jogos matemáticos como recurso de aprendizagem: aplicabilidade lúdica jogo operação com divisão | 
| Título(s) alternativo(s): | The importance of math games as learning feature: playfulapplicability game sp´litoperation | 
| Autor(es): | Bandeira, Sheila Barbosa | 
| Primeiro Orientador: | Barbosa, Isnaldo Isaac | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Silva Júnior, Rinaldo Vieira da | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Messias, Paulo Roberto Lemos de | 
| Resumo: | O projeto de pesquisa apresentado tem por objetivo dinamizar o ensino da Matemática através da criação e utilização na sala de aula com oficinas didáticas que busquem realizar uma ponte entre o conhecimento teórico e prático através dos jogos didáticos pelo meio lúdicos, aproximando os discentes das práticas matemáticas, como forma de desenvolver o ensino matemático de forma significativa. Ficando evidente a necessidade de haver uma prática vinculada a cada escola de acordo com suas necessidades, vez que fica demonstrado os insucessos frente as práticas desconexas. Nestes aspectos é relevante encontrar soluções para enfrentar as distintas dificuldades apresentadas tanto no ensino Fundamental II e no Médio, tendo como embasamento as competências e habilidades que adentram ao Ensino da Matemática. Não se esquecendo de averiguar a realidade de cada escola, pois algumas não possuem recursos didáticos disponíveis, e nem mesmo sabem qual tipo de recurso deva ser utilizado, muitas possuem recursos, porém não detém conhecimentos necessários para utilizalo. Neste linear, esse projeto busca aproximar o discente da Matemática, para uma experiência pratica do ensino, facilitando o processo de aprendizagem, no qual se desenvolvem atividades extracurriculares por meio de matérias concretos e educativos, intensificando ações que levem o aluno a refletir mais, em conjunto com hipóteses e conteúdo de maneira lógica para construir estratégias direcionada e válida para situações e problemas que venham a favorecer a aplicação da Matemática em outras distintas áreas do conhecimento. | 
| Abstract: | x | 
| Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Estratégia didática Métodos de ensino Jogos no ensino da matemática Educação lúdica | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Matemática | 
| Citação: | BANDEIRA, Sheila Barbosa. A importância dos jogos matemáticos como recurso de aprendizagem: aplicabilidade lúdica jogo operação com divisão. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6410 | 
| Data do documento: | 27-dez-2019 | 
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| A importância dos jogos matemáticos como recurso de aprendizagem aplicabilidade lúdica jogo operação com divisão.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

