00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6410
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Júnior, Rinaldo Vieira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9156830519836354pt_BR
dc.contributor.referee2Messias, Paulo Roberto Lemos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5572674103539728pt_BR
dc.creatorBandeira, Sheila Barbosa-
dc.date.accessioned2020-01-24T16:16:28Z-
dc.date.available2020-01-24-
dc.date.available2020-01-24T16:16:28Z-
dc.date.issued2019-12-27-
dc.identifier.citationBANDEIRA, Sheila Barbosa. A importância dos jogos matemáticos como recurso de aprendizagem: aplicabilidade lúdica jogo operação com divisão. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6410-
dc.description.abstractxpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstratégia didáticapt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectJogos no ensino da matemáticapt_BR
dc.subjectEducação lúdicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA importância dos jogos matemáticos como recurso de aprendizagem: aplicabilidade lúdica jogo operação com divisãopt_BR
dc.title.alternativeThe importance of math games as learning feature: playfulapplicability game sp´litoperationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO projeto de pesquisa apresentado tem por objetivo dinamizar o ensino da Matemática através da criação e utilização na sala de aula com oficinas didáticas que busquem realizar uma ponte entre o conhecimento teórico e prático através dos jogos didáticos pelo meio lúdicos, aproximando os discentes das práticas matemáticas, como forma de desenvolver o ensino matemático de forma significativa. Ficando evidente a necessidade de haver uma prática vinculada a cada escola de acordo com suas necessidades, vez que fica demonstrado os insucessos frente as práticas desconexas. Nestes aspectos é relevante encontrar soluções para enfrentar as distintas dificuldades apresentadas tanto no ensino Fundamental II e no Médio, tendo como embasamento as competências e habilidades que adentram ao Ensino da Matemática. Não se esquecendo de averiguar a realidade de cada escola, pois algumas não possuem recursos didáticos disponíveis, e nem mesmo sabem qual tipo de recurso deva ser utilizado, muitas possuem recursos, porém não detém conhecimentos necessários para utilizalo. Neste linear, esse projeto busca aproximar o discente da Matemática, para uma experiência pratica do ensino, facilitando o processo de aprendizagem, no qual se desenvolvem atividades extracurriculares por meio de matérias concretos e educativos, intensificando ações que levem o aluno a refletir mais, em conjunto com hipóteses e conteúdo de maneira lógica para construir estratégias direcionada e válida para situações e problemas que venham a favorecer a aplicação da Matemática em outras distintas áreas do conhecimento.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.