Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6386
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2805062227759643 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Maria Francineila Pinheiro dos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2023086653714834 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Raggi, Mariana Guedes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0545362454663490 | pt_BR |
dc.creator | Borges, Aline Cristina de Paula | - |
dc.creator | Pinheiro, Denise Maria Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-16T16:23:37Z | - |
dc.date.available | 2019-11-20 | - |
dc.date.available | 2020-01-16T16:23:37Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-11 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Aline Cristina de Paula; PINHEIRO, Denise Maria Silva. Como vou? Articulando geografia, literatura e ensino para além dos meios de transporte. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6386 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Linguagem Literária | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Como vou? Articulando geografia, literatura e ensino para além dos meios de transporte | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Nos últimos anos, a articulação Geografia e Literatura vem se estreitando à medida que a geografia busca novos meios de abordagem metodológica. Considerando que os textos literários não se desassociam de processos políticos, históricos, sociais, econômicos, geográficos e culturais, é que realizamos o presente trabalho, desenvolvendo uma articulação entre Geografia, Literatura e Ensino. O objetivo é usufruir da literatura como recurso didático e de linguagem artística, voltada ao ensino da Geografia, de modo a discutir seu potencial. A literatura nos auxilia nesse processo, provocando a relação entre teoria e prática, contribuindo assim, para uma educação geográfica, cujo mote partiu da indagação-título do livro literário que nos serviu de base para a construção deste trabalho Como vou?, bem como o clássico conteúdo “meios de transporte” muito presente nas propostas de ensino para os anos iniciais, principalmente em livros didáticos. O referencial teórico adotado é o da Geografia Humanista e Cultural, dialogando-se com autores que contribuem para essa discussão tão pertinente para a Geografia, principalmente a escolar. Conclui-se reafirmando a importância da literatura na formação dos professores e o potencial alargado que essa linguagem apresenta para (re)pensarmos o ensino, inclusive de temáticas tão importantes como os meios de transportes, sobretudo por integrarem os modos de vida urbano e rural num contexto de espaço geográfico vivido, percebido e problematizado que se materializa no trato com a temática em questão no/pelo conjunto indissociável de objetos (transporte, rotas, infraestrutura) e suas respectivas ações (deslocamentos, trânsito, regras, condições de mobilidade) como propõe Milton Santos (2006) ao analisar o espaço geográfico enquanto conjunto indissociável de objetos e ações. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Como vou? Articulando geografia, literatura e ensino para além dos meios de transporte.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.