00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6386
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2805062227759643pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Maria Francineila Pinheiro dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2023086653714834pt_BR
dc.contributor.referee2Raggi, Mariana Guedes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0545362454663490pt_BR
dc.creatorBorges, Aline Cristina de Paula-
dc.creatorPinheiro, Denise Maria Silva-
dc.date.accessioned2020-01-16T16:23:37Z-
dc.date.available2019-11-20-
dc.date.available2020-01-16T16:23:37Z-
dc.date.issued2019-04-11-
dc.identifier.citationBORGES, Aline Cristina de Paula; PINHEIRO, Denise Maria Silva. Como vou? Articulando geografia, literatura e ensino para além dos meios de transporte. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6386-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectLinguagem Literáriapt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleComo vou? Articulando geografia, literatura e ensino para além dos meios de transportept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, a articulação Geografia e Literatura vem se estreitando à medida que a geografia busca novos meios de abordagem metodológica. Considerando que os textos literários não se desassociam de processos políticos, históricos, sociais, econômicos, geográficos e culturais, é que realizamos o presente trabalho, desenvolvendo uma articulação entre Geografia, Literatura e Ensino. O objetivo é usufruir da literatura como recurso didático e de linguagem artística, voltada ao ensino da Geografia, de modo a discutir seu potencial. A literatura nos auxilia nesse processo, provocando a relação entre teoria e prática, contribuindo assim, para uma educação geográfica, cujo mote partiu da indagação-título do livro literário que nos serviu de base para a construção deste trabalho Como vou?, bem como o clássico conteúdo “meios de transporte” muito presente nas propostas de ensino para os anos iniciais, principalmente em livros didáticos. O referencial teórico adotado é o da Geografia Humanista e Cultural, dialogando-se com autores que contribuem para essa discussão tão pertinente para a Geografia, principalmente a escolar. Conclui-se reafirmando a importância da literatura na formação dos professores e o potencial alargado que essa linguagem apresenta para (re)pensarmos o ensino, inclusive de temáticas tão importantes como os meios de transportes, sobretudo por integrarem os modos de vida urbano e rural num contexto de espaço geográfico vivido, percebido e problematizado que se materializa no trato com a temática em questão no/pelo conjunto indissociável de objetos (transporte, rotas, infraestrutura) e suas respectivas ações (deslocamentos, trânsito, regras, condições de mobilidade) como propõe Milton Santos (2006) ao analisar o espaço geográfico enquanto conjunto indissociável de objetos e ações.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Como vou? Articulando geografia, literatura e ensino para além dos meios de transporte.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.