00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6356
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gomes, Yana Liss Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5441988893925908pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Adriana Cavalcanti dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6659666517367641pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Silvana Paulina de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237683604411139pt_BR
dc.creatorAlmeida, Claudiane Fernanda Gonçalves de-
dc.creatorMelo, Karina Duarte-
dc.date.accessioned2020-01-10T14:11:12Z-
dc.date.available2020-01-10T14:11:12Z-
dc.date.issued2019-05-09-
dc.identifier.citationALMEIDA, Claudiane Fernanda Gonçalves de; MELO, Karina Duarte. Proposta de alfabetização e letramento na EJA: análise de livros didáticos. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6356-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProposta de alfabetização e letramento na EJA: análise de livros didáticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo traz uma reflexão acerca das propostas de alfabetização e letramento em livros didáticos utilizados na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, realizamos uma análise descritiva de três livros da coleção Moderna com o objetivo de observar a organização das propostas de alfabetização e de letramento dos materiais didáticos, bem como das atividades de leitura, escrita e produção textual. Para a fundamentação teórica deste estudo utilizamos a perspectiva de Soares (2017, 2011, 2004), Costa (2016, 2014), Jung (2007) sobre alfabetização e letramento, os estudos de Cardeal e Santos (2016), Xavier (2011), Silva e Villela (2016), Machado (2016), Moura (2009), Freitas (2014) e Freire (1967) sobre a educação de jovens e adultos, bem como as pesquisas de Zimmerman (2008), de Ota (2009), Marcuschi (2008, 2010), dentre outros, referente ao livro didático. Os resultados encontrados revelaram que os materiais didáticos analisados apresentam proposição didática para o componente curricular Língua Portuguesa que aborda o processo alfabetização articulado ao processo de letramento a partir do continuum dos gêneros textuais (orais e escritos). As atividades de leitura e escrita/produção textual são concebidas como práticas sociais de materialização dos usos dos diversos textos em função dos inúmeros contextos sócio comunicativos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta de alfabetização e letramento na EJA: análise de livros didáticos.pdf566.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.