06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6286
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971525425067763pt_BR
dc.contributor.referee1Libardi, Suzana Santos-
dc.contributor.referee2Vilela, Cristiano das Neves-
dc.creatorDamasceno Junior, Kelly-
dc.date.accessioned2019-12-17T18:42:51Z-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2019-12-17T18:42:51Z-
dc.date.issued2019-08-29-
dc.identifier.citationDAMASCENO JUNIOR, Kelly. A musicalização na educação nos tempos digitais. 2019. 72 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6286-
dc.description.abstractThe present work aims to contribute to the discussion about musicality in the education in digital times, refers to the history of music education in how this has happened over the years and how technology has helped to development of musicality in school. The objectives were to analyze about the importance of musicalization in education, check the contents of Brazilian education and legislative aspects, to understand the benefits of the musical practice exercised by the students, we try to highlight the importance of working music in the formation of the human being and knowing the history of musicalization and technological development in education. THE The research was qualitative, the method of open and closed questions made with four people, two students and two music teachers, in order to get to know your experiences with music, which is só important in the formation of the person, his character and the development cognitive. The results obtained were about each one's view of the practice lived and experienced during that time in which they participate in the choir or fanfare. For the reasoning of the theme the theorists were used: Walnut, Sacks, Fonterrada, Ilari, Brito, Gardner, among others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMusicalizaçãopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleA musicalização na educação nos tempos digitaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa contribuir para a discussão sobre musicalidade na educação nos tempos digitais, remete a história da educação musical nas escolas, como isso se deu ao longo dos anos e como a tecnologia auxiliou no desenvolvimento da musicalidade na escola. Os objetivos pretendiam analisar sobre a importância da musicalização na educação, verificar os conteúdos curriculares da educação brasileira e aspectos legislativos, perceber os benefícios da prática musical exercida pelos alunos, procuramos evidenciar a importância de se trabalhar música na formação do ser humano e conhecer a história da musicalização e o desenvolvimento tecnológico na educação. A pesquisa realizada foi qualitativa, o método de perguntas abertas e fechadas feita com quatro pessoas, duas alunas e dois professores de música, afim de conhecermos melhor suas experiências com a música, que se mostra tão importante na formação da pessoa, do seu caráter e no desenvolvimento cognitivo. Os resultados obtidos se tratava da visão de cada um sobre a prática musical vivida e experimentada ao longo desse tempo em que participam do coral ou fanfarra. Para a fundamentação do tema foi utilizado os teóricos: Nogueira, Sacks, Fonterrada, Ilari, Brito, Gardner, dentre outros.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A musicalização na educação nos tempos digitais.pdf1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.