00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: O pronome clítico de terceira pessoa: adquirido ou aprendido?
Título(s) alternativo(s): The clitic third person pronoun: adquire dor leorned
Autor(es): Santos, Mary Hellen Batista dos
Primeiro Orientador: Magalhães, Telma Moreira Vianna
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Claudia Roberta Tavares
metadata.dc.contributor.referee2: Moura, Maria Denilda
Resumo: O presente trabalho se insere no quadro da Teoria Gerativa, mais especificamente no modelo de Princípios & Parâmetros e nosso objetivo consistiu em observar o uso do pronome acusativo de terceira pessoa nas modalidades oral e escrita do Português Brasileiro. e demonstrar que na modalidade de língua ensinada na escola existe uma tendência em manter alguns itens não mais utilizados na modalidade oral a exemplo do pronome em questão. Como fundamentação utilizamos alguns estudos já realizados como os de Kato (2005), Galves (2001), Magalhães (2000), Correa (1991), dentre outros que discorrem sobre essa questão. Para produzi-lo analisamos algumas textos produzidos por alunos do ensino fundamental de uma escola da rede particular da cidade de Maceió, com o intuito de demonstrar que a modalidade do Português ensinada nas escolas tende a manter, através de regras, alguns itens já não mais utilizados pelos falantes na modalidade oral da língua. Observamos também que o pronome clítico não foi utilizado na modalidade oral. Os resultados obtidos demonstram algumas diferenças entre a língua escrita e a língua falada.
Abstract: This dissertation assumes the generative framework, notably, Principle & Parameters, and our aim to demonstrate that the modality of language taught in schools there is a tendency to keep some items no longer used in oral mode like the pronoun in question. The background used some previous studies such as Kato (2005), Galves (2001), Magalhães (2000), Correa (1991), among others that discuss this issue. To produce it we analyze some texts produced by elementary school students of a private school in the Maceió city, in order to demonstrate that the type of Portuguese taught in schools tends maintain, through rules, sometimes no longer used by speakers in oral mode of language. We also observe that clitc pronouns did not use in oral mode. The results obtained support the view that differences observed between spoken and written languages.
Palavras-chave: Língua – Aquisição
Pronomes
Português brasileiro
Language - Acquisition
Pronouns
Brazilian portuguese
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: SANTOS, Mary Hellen Batista dos. O pronome clítico de terceira pessoa: adquirido ou aprendido?. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Lingüística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6246
Data do documento: 7-dez-2012
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