Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6246
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Magalhães, Telma Moreira Vianna | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0392294189757802 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Claudia Roberta Tavares | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0948124881794535 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moura, Maria Denilda | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3975615310454533 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Mary Hellen Batista dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6545318259301909 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-10T17:35:55Z | - |
dc.date.available | 2019-11-01 | - |
dc.date.available | 2019-12-10T17:35:55Z | - |
dc.date.issued | 2012-12-07 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Mary Hellen Batista dos. O pronome clítico de terceira pessoa: adquirido ou aprendido?. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Lingüística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6246 | - |
dc.description.abstract | This dissertation assumes the generative framework, notably, Principle & Parameters, and our aim to demonstrate that the modality of language taught in schools there is a tendency to keep some items no longer used in oral mode like the pronoun in question. The background used some previous studies such as Kato (2005), Galves (2001), Magalhães (2000), Correa (1991), among others that discuss this issue. To produce it we analyze some texts produced by elementary school students of a private school in the Maceió city, in order to demonstrate that the type of Portuguese taught in schools tends maintain, through rules, sometimes no longer used by speakers in oral mode of language. We also observe that clitc pronouns did not use in oral mode. The results obtained support the view that differences observed between spoken and written languages. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua – Aquisição | pt_BR |
dc.subject | Pronomes | pt_BR |
dc.subject | Português brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Language - Acquisition | pt_BR |
dc.subject | Pronouns | pt_BR |
dc.subject | Brazilian portuguese | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | pt_BR |
dc.title | O pronome clítico de terceira pessoa: adquirido ou aprendido? | pt_BR |
dc.title.alternative | The clitic third person pronoun: adquire dor leorned | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho se insere no quadro da Teoria Gerativa, mais especificamente no modelo de Princípios & Parâmetros e nosso objetivo consistiu em observar o uso do pronome acusativo de terceira pessoa nas modalidades oral e escrita do Português Brasileiro. e demonstrar que na modalidade de língua ensinada na escola existe uma tendência em manter alguns itens não mais utilizados na modalidade oral a exemplo do pronome em questão. Como fundamentação utilizamos alguns estudos já realizados como os de Kato (2005), Galves (2001), Magalhães (2000), Correa (1991), dentre outros que discorrem sobre essa questão. Para produzi-lo analisamos algumas textos produzidos por alunos do ensino fundamental de uma escola da rede particular da cidade de Maceió, com o intuito de demonstrar que a modalidade do Português ensinada nas escolas tende a manter, através de regras, alguns itens já não mais utilizados pelos falantes na modalidade oral da língua. Observamos também que o pronome clítico não foi utilizado na modalidade oral. Os resultados obtidos demonstram algumas diferenças entre a língua escrita e a língua falada. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O pronome clítico de terceira pessoa adquirido ou aprendido.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.