00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6246
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Magalhães, Telma Moreira Vianna-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0392294189757802pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Claudia Roberta Tavares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0948124881794535pt_BR
dc.contributor.referee2Moura, Maria Denilda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3975615310454533pt_BR
dc.creatorSantos, Mary Hellen Batista dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6545318259301909pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-10T17:35:55Z-
dc.date.available2019-11-01-
dc.date.available2019-12-10T17:35:55Z-
dc.date.issued2012-12-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Mary Hellen Batista dos. O pronome clítico de terceira pessoa: adquirido ou aprendido?. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Lingüística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6246-
dc.description.abstractThis dissertation assumes the generative framework, notably, Principle & Parameters, and our aim to demonstrate that the modality of language taught in schools there is a tendency to keep some items no longer used in oral mode like the pronoun in question. The background used some previous studies such as Kato (2005), Galves (2001), Magalhães (2000), Correa (1991), among others that discuss this issue. To produce it we analyze some texts produced by elementary school students of a private school in the Maceió city, in order to demonstrate that the type of Portuguese taught in schools tends maintain, through rules, sometimes no longer used by speakers in oral mode of language. We also observe that clitc pronouns did not use in oral mode. The results obtained support the view that differences observed between spoken and written languages.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua – Aquisiçãopt_BR
dc.subjectPronomespt_BR
dc.subjectPortuguês brasileiropt_BR
dc.subjectLanguage - Acquisitionpt_BR
dc.subjectPronounspt_BR
dc.subjectBrazilian portuguesept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleO pronome clítico de terceira pessoa: adquirido ou aprendido?pt_BR
dc.title.alternativeThe clitic third person pronoun: adquire dor leornedpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se insere no quadro da Teoria Gerativa, mais especificamente no modelo de Princípios & Parâmetros e nosso objetivo consistiu em observar o uso do pronome acusativo de terceira pessoa nas modalidades oral e escrita do Português Brasileiro. e demonstrar que na modalidade de língua ensinada na escola existe uma tendência em manter alguns itens não mais utilizados na modalidade oral a exemplo do pronome em questão. Como fundamentação utilizamos alguns estudos já realizados como os de Kato (2005), Galves (2001), Magalhães (2000), Correa (1991), dentre outros que discorrem sobre essa questão. Para produzi-lo analisamos algumas textos produzidos por alunos do ensino fundamental de uma escola da rede particular da cidade de Maceió, com o intuito de demonstrar que a modalidade do Português ensinada nas escolas tende a manter, através de regras, alguns itens já não mais utilizados pelos falantes na modalidade oral da língua. Observamos também que o pronome clítico não foi utilizado na modalidade oral. Os resultados obtidos demonstram algumas diferenças entre a língua escrita e a língua falada.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O pronome clítico de terceira pessoa adquirido ou aprendido.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.