00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Neto, Gregório Manoel da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Ana Lúcia Pinheiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0317304305409986pt_BR
dc.creatorMelo, Josivaldo Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1944177732926969pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-05T20:23:14Z-
dc.date.available2019-10-31-
dc.date.available2019-12-05T20:23:14Z-
dc.date.issued2013-08-09-
dc.identifier.citationMELO, Josivaldo Silva de. Uma visualização e a representação planar de sólidos na geometria espacial. 2019. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6215-
dc.description.abstractThe aim of this work is to present a didactic proposal for the development of visual didactic skills and planar visual representation of three dimensional solids. The central motivation is to provide students the possibility of a better understanding of relations between tridimensional objects and their planar representations, topic present in exams of assessment national and, also, in the exercise of various professions and in function artistic productions. At the same time, as aureus is our desire to attract the students to study of Geometry, we will expose everyday situations where the student realized how big is the presence of ther applicability of this branch of Mathematics is so appealing that the Geometry. We exemplify moments, places, objects, animals, professions etc, to make it clear that presence natural of this material, senders us the importance you master, at last of basic geometry concepts. Still in the same order, and fulcrum theorists as Jean Piaget and Van Hiele, we could not us pilfer of exposing the use of concrete materials and manipulative in teaching of Geometry. For all this, more attractive, awaken a different vision on the student and make him realize that Mathematics, especially the Geometry, is more than ready formulas and analytical calculations that converge to a single number.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHabilidade visualpt_BR
dc.subjectRepresentação planarpt_BR
dc.subjectSólidos geométricospt_BR
dc.subjectGeometria – Didáticapt_BR
dc.subjectMatemática – Ensinopt_BR
dc.subjectSkill visualpt_BR
dc.subjectRepresentation of planarpt_BR
dc.subjectGeometric solidspt_BR
dc.subjectGeometry - Didacticspt_BR
dc.subjectMathematics - Teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUma visualização e a representação planar de sólidos na geometria espacialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta didática para o desenvolvimento de habilidades visuais e de representação planar de sólidos tridimensionais. A motivação central é proporcionar aos estudantes a possibilidade de uma melhor compreensão das relações entre os objetos tridimensionais e suas representações planares, tópico cada vez mais presente nos exames de avaliação nacional e, também, no exercício de várias profissões e na função de produções artísticas. Ao mesmo tempo, como nosso desejo áureo é o de atrair o aluno para o estudo da Geometria, exporemos situações do cotidiano onde nosso estudante perceberá o quão grande é a presença e aplicabilidade desse ramo da Matemática tão atraente, que é a Geometria. Exemplificaremos momentos, lugares, objetos, animais, profissões etc, que tornam evidente a presença natural dessa matéria, remetendo-nos à importância de dominarmos, pelo menos, os conceitos básicos geométricos. Ainda, com o mesmo intuito, e, com fulcro em teóricos como Jean Piaget e Van Hiele, não poderíamos nos furtar de expor o uso de materiais concretos e manipulativos no ensino da Geometria. Tudo isso para, de maneira mais atraente, despertar uma visão diferente no aluno e fazê-lo perceber que a Matemática, especialmente a Geometria, é muito mais do que fórmulas prontas e cálculos analíticos que convergem a um simples número.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma visualização e a representação planar de sólidos na geometria espacial.pdf3.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.