00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Números negativos: estratégias de resolução de problemas de alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Maceió
Autor(es): Oliveira, Catharina Adelino de
Primeiro Orientador: Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Patrícia Sandalo
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Givaldo Oliveira dos
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as estratégias de resolução de problemas de subtração, de alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental acerca de números negativos, tendo como referencial teórico os estudos, Vergnaud (2009), Borba (1998), D’Albertas (2006), Passioni (2002), Walle (2009), Maranhão, Camejo e Machado (2008) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (1997), dentre outros. A pesquisa constituise em um estudo de caso sobre o número negativo em uma escola pública localizada no município de Maceió. Os sujeitos da pesquisa foram 96 alunos, na faixa etária de 06 a 14 anos que responderam a uma atividade com dois problemas, os quais foram selecionados em 10 atividades de cada ano, totalizando 50 atividades, para análise de dados. As atividades abordaram as diferentes estratégias que os alunos utilizaram para resolver os problemas. A análise qualitativa dos dados coletados, durante a investigação, indica que o grupo de alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental resolve com facilidade problemas, que envolvem números negativos. A análise aponta, ainda, que os alunos têm conhecimentos implícitos sobre o número negativo e há indicações de que os conceitos e as propriedades algébricas sustentam diversas estratégias de resolução de problemas utilizadas por eles, e de que a aritmética dos números inteiros demanda discernimento, de alunos e professores.
Abstract: This research aimed to investigate the strategies for solving subtraction problems of the students of 1st to 5th grade elementary school about a negative number, based on the theoretical studies from Vergnaud (2009), Borba (1998), D ' Albertas (2006), Passioni (2002), Walle (2009), Maranhão, Camejo and Machado (2008) and the National Curriculum Standards for Mathematics (1997) among others. This research constitutes a case study on the negative number in a public school located in the city of Maceió. The study subjects were 96 students, aged 06-14 years who completed an activity with two problems. Were selected 10 activities each year, totaling 50 activities for data analysis. The activities addressed the different meanings of negative numbers. The qualitative analysis of data collected during the investigation indicates that the group of students of 1st and 5th years of primary education easily solves problems involving negative numbers. This research shows that students have implicit knowledge about the negative number and there are indications that the concepts and algebraic properties hold various problem solving strategies used by them and the arithmetic of integers demand discernment of students and teachers.
Palavras-chave: Número negativo
Resolução de problemas
Estratégias de resolução
Educação matemática
Campo aditivo
Negative number
Problem solving
Solving strategies
Math education
Additive field
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: OLIVEIRA, Catharina Adelino de. Números negativos: estratégias de resolução de problemas de alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Maceió. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6202
Data do documento: 7-mai-2014
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