00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6103
Tipo: Dissertação
Título: História da Escola Normal de Alagoas: por onde caminhamos e aonde chegamos?
Título(s) alternativo(s): Historia de la Escuela Normale de Alagoas: ¿ a dónde caminamos y a dónde llegamos?
Autor(es): Fabrício, Claudiane Oliveira Pimentel
Primeiro Orientador: Diógenes, Elione Maria Nogueira
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Amorim, Roseane Maria de
Resumo: Esta dissertação trata da História da Escola Normal de Alagoas, no período de 1864 a 2016. Trazendo recortes dos marcos históricos e Políticos de sua constituição. E um registro histórico da história recente, do período de 1999 a 2016. Porque sob este período incide a principal Reforma Educativa do Brasil dos últimos tempos, desencadeada pela aprovação da LDB n. 9394/1996 e pelas legislações dela decorrentes, principalmente: o Decreto n 3.554/1999, Decreto 3.276/2000, a Lei n.12.796/2013, que alteram o artigo n. 62 desta LDB. Essa reforma promoveu uma mudança de paradigma para a formação de professores de nível médio no Brasil. Pois intencionavam instituir uma política nacional de formação docente inicial de nível superior e decretava a inadequação desta formação de nível médio. Os estudos foram realizados no campo da pesquisa histórico-social da história recente, com fundamento em Aróstegui (2006) e Cambi (1999) com a história da Pedagogia, tomando como base a investigação bibliográfica e documental, em fontes, teóricas, documentais e historiográficas. E fazendo uso das técnicas de observação direta e análise documental, para o tratamento de documentos oficiais: leis, resoluções e decretos, bem como de evidências históricas disponíveis em livros, pesquisas acadêmicas, revistas eletrônicas e sites de notícias, na internet. Dois objetivos principais nortearam esta pesquisa. O primeiro fazer um registro descritivo dos marcos histórico e político da história da Escola Normal alagoana, desde sua constituição (1864), perpassando pelo apogeu até chegar ao seu apagamento em 1990. E o segundo, averiguar a influência da Reforma Educativa da década de 1990 nos rumos da Escola Normal contemporânea, fazendo uma análise do processo de adequações das Propostas Curriculares elaboradas neste período. Para compreender aspectos históricos da Escola Normal foram consultados: Craveiro Costa (2011) e Demerval Saviani (2009) no contexto brasileiro, e, no contexto alagoano duas referências Vilela (1982) e Verçosa (1996). E para entender o contexto da Reforma Educativa de 1990, foram considerados os pesquisadores brasileiros, Libâneo (2012), Freitas (2009), Diógenes, (2016) e o francês Althusser (1982). Em síntese, a finalidade desta pesquisa foi investigar a história da Escola Normal de Alagoas, com a intenção de compreender o processo de apagamento do Curso Normal Médio nas décadas de 1990 a 2000, e, também os fatores que levaram à extinção e reestruturação das Escolas Normais em Alagoas, no período de 2010 a 2016.
Abstract: RESÚMEN: Esta disertación se trata de la historia de la Escuela Normale de Alagoas, en el período de 1864 hasta 2016. Trayendo recortes de los marcos historicos y politicos de su constitución; y un registro de la historia reciente del período 1999 hasta 2016; porque sobre éste período incide la principal Reforma Efucativa de Brasil de los últimos tiempos, desencadenada por la aprobación de la LDB n° 9394/1996, y por lãs legislaciones a causa de ella, principalmente el decreto n° 3554/1999. Decreto 3276/2000, la ley n° 12796/2013, que alteran el artículo n°62 de ésta LDB. Esa reforma promovió a un cambio de paradigma para La formación de profesores de nível médio en Brasil. Pues intentaban instituír una política nacional de formación docente inicial de nivel superior y decretaba lo inadecuado de ésta información de nível medio. Los estúdios fueron realizados em el campo de la busqueda histórico-social de la hisyoria reciente, con fundamento en Aróstegui (2006) e en Cambi (1999), tomando como base la investigación grafica y documental em fuentes, teóricas documentales y las históricas escritas. Y haciendo uso de las técnicas de observación directas y análisis documentados para el tratamiento de documentos oficiales: leyes, resoluciones y decretos bien, como de evidencias históricas disponibles en libros, búsquedas académicas, revistas electrónicas y sitios de noticias en internet. Dos objetivos principales dieron in nievo rumbo a ésta búsqueda: El 1ro, a hacer in registro descriptivo de los marcos históricos y politicos de la Escuela Normal Alagoana, desde si constitución (1864), pasando por el apogeo hasta llegar a sufinen 1990. Y el 2do: averiguar la influencia de la Reforma educativa de La década de 1990 em la dirección de la Escuela Normal contemporánea, haciendo un análisis del proceso de cambios de lãs propuestas curriculares elaboradas en este periodo. Para comprender aspectos históricos de la Escuela Normal fueron consultados: Craveiro Craveiro Costa (2011) y Demerval Saviani (2009) em el contexto brasileño, y, en el contexto alagoano dos referencias: Vilela (1982) y Verçosa (1996). Y para entender el contexto de la Reforma Educativa de 1990, fueron considerados los pesquisadores brasileños, Libâneo (2012), Freitas (2009), Diógenes, (2016) y elfrancés Althusser (1982). En síntesis, la finalidad de esta búsqueda fue investigar la historia de la Escuela Normal de Alagoas, com la intención de comprender el proceso de finalización del Curso Normal Secundário em las décadas de 1990 hasta 2000, y, también los factores que llevaron a la extinción y reestructuración de lãs Escuelas Normales en Alagoas, em el periodo de 2010 hasta 2016.
Palavras-chave: Escola Normal de Alagoas
Reforma de ensino
Formação de professores
Escuela Normale de Alagoas
Reforma Efucativa
Formación de profesores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FABRICÍO, Claudiane Oliveira Pimentel. História da Escola Normal de Alagoas: por onde caminhamos e aonde chegamos?. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6103
Data do documento: 30-jul-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
História da Escola Normal de Alagoas: por onde caminhamos e aonde chegamos?.pdf2.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.