Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5816
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL |
Autor(es): | Silva, Pauliana Francino da Silva, Ranielle Oliveira Alves da |
Primeiro Orientador: | Silva, Rosemeire Reis da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mota, Maria Danielle Araújo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Silvana Paulina de |
Resumo: | O presente artigo aborda a questão da formação docente para o ensino de ciências naturais, como objetivo procuramos discutir sobre a formação inicial de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Partindo da hipótese de que para se chegar a um ensino de ciências de qualidade é indispensável pensar na formação inicial de professores para os primeiros anos do ensino fundamental. De início apresentamos algumas considerações sobre a alfabetização científica. No segundo tópico destaca-se alguns entraves presentes na formação inicial e dos impactos destes para a prática pedagógica e ensino-aprendizagem da disciplina de ciências naturais, em seguida apresentamos os resultados e discussões provenientes da pesquisa realizada com os alunos do último período do curso de Pedagogia. Como problema de pesquisa estruturamos a seguinte questão: o que pensam os futuros professores e professoras dos anos iniciais sobre ensinar Ciências? Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa de cunho qualitativa, no qual, utilizamos questionários para coleta de dados e análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os estudantes participantes da pesquisa apresentam ter clareza frente aos objetivos e práticas que são propostos para o ensino de ciências nos anos iniciais. |
Palavras-chave: | Anos Iniciais Formação Inicial de Professores Ensino de Ciências |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | SILVA, Pauliana Francino da; SILVA Ranielle Oliveira Alves da. Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5816 |
Data do documento: | 23-abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de Pedagogia da UFAL.pdf | 523.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.