00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5768
Tipo: Dissertação
Título: A formação para pesquisa no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas
Título(s) alternativo(s): Professor pesquisador: a formação para pesquisa no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas
The Formation for the course of Pedagogy of the Federal University of Alagoas
Autor(es): Azevedo, Raissa Medeiros Frazão de
Primeiro Orientador: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee1: Menezes, Anderson de Alencar
metadata.dc.contributor.referee2: Gama, Carolina Nozella
Resumo: A formação inicial docente tem sido apontada como o lócus para o futuro professor desenvolver a prática da pesquisa, por isso esse estudo foi dedicado a investigar como a pesquisa se constitui na dimensão formativa do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Como perspectiva teórica foram abordadas reflexões acerca da formação docente baseada nos estudos de Dewey (2010), Imbernón (2001), Tardif (2000), Gauthier (1998), Maldaner (2006); O conceito de professor pesquisador que teve como precursor estudos de Stenhouse (1991), e Antonio Nóvoa (1992); A pesquisa do professor X a pesquisa acadêmica direcionada nos estudos de Zeichner (2008) , Lüdke (2001) e Garcia (2009); A relação entre professor pesquisador e professor reflexivo presente nos estudos de Schon (1998) e Perrenoud (1993) e a análise dos documentos norteadores do curso (DCNS e PPC). A metodologia utilizada refere-se a pesquisa de natureza qualitativa, sendo utilizado o estudo de caso como abordagem metodológica. Os dados foram obtidos por meio de questionários semiabertos aplicados aos estudantes do 4º ao 9º período do curso de Pedagogia da UFAL. A análise dos dados revelou que existem convergências e divergências entre os documentos norteadores e a formação para pesquisa no curso de Pedagogia. Deste modo verificou-se a necessidade de atualização do Projeto Pedagógico e a efetivação/integração da pesquisa nas disciplinas e demais ações do curso. Essa pesquisa também possibilitou a reflexão acerca da valorização da postura pesquisadora como crucial para a produção e socialização de conhecimentos, bem como para o desenvolvimento do patrimônio cultural dos agentes envolvidos na pesquisa durante a formação.
Abstract: Initial teacher training has been identified as the locus for the future teacher to develop the practice of research, so this study was dedicated to investigate how the research is constituted in the formative dimension of the Pedagogy course of the Federal University of Alagoas. As a theoretical perspective, reflections on teacher education based on the studies of Dewey (2010), Imbernón (2001), Tardif (2000), Gauthier (1998) and Maldaner (2006) were discussed; The concept of research professor that had as precursor studies by Stenhouse (1991), and Antonio Nóvoa (1992); The research of Professor X the academic research directed in the studies of Zeichner (2008), Lüdke (2001) and Garcia (2009); The relationship between teacher researcher and reflective teacher present in the studies of Schon (1998) and Perrenoud (1993) and the analysis of the guiding documents of the course (DCNS and PPC). The methodology used refers to qualitative research, and the case study is used as a methodological approach. Data were obtained through semi-open questionnaires applied to students from the 4th to 9th period of the UFAL Pedagogy course. The analysis of the data revealed that there are convergences and divergences between the guiding documents and the training for research in the Pedagogy course. Thus, it was verified the need to update the Pedagogical Project and the completion / integration of the research in the disciplines and other actions of the course. This research also made possible the reflection about the valorization of the research posture as crucial for the production and socialization of knowledge, as well as for the development of the cultural patrimony of the agents involved in the research during the formation.
Palavras-chave: Ensino superior – Pesquisa
Formação pedagógica
Professor pesquisador
Professores de Pedagogia – Formação
Curso de Pedagogia – Universidade Federal de Alagoas
Higher Education – Research
Pedagogical training
Research Professor
Pedagogy Teachers – Training
Pedagogy Course - Federal University of Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: AZEVEDO, Raissa Medeiros Frazão de. A formação para pesquisa no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5768
Data do documento: 29-mai-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A formação para pesquisa no curso de Pedagogia da Universidade Federal de.pdf2.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.