00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5768
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Anderson de Alencar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996757440963288pt_BR
dc.contributor.referee2Gama, Carolina Nozella-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8665460410864833pt_BR
dc.creatorAzevedo, Raissa Medeiros Frazão de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6816533762483743pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-23T19:46:36Z-
dc.date.available2019-07-23-
dc.date.available2019-08-23T19:46:36Z-
dc.date.issued2019-05-29-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Raissa Medeiros Frazão de. A formação para pesquisa no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5768-
dc.description.abstractInitial teacher training has been identified as the locus for the future teacher to develop the practice of research, so this study was dedicated to investigate how the research is constituted in the formative dimension of the Pedagogy course of the Federal University of Alagoas. As a theoretical perspective, reflections on teacher education based on the studies of Dewey (2010), Imbernón (2001), Tardif (2000), Gauthier (1998) and Maldaner (2006) were discussed; The concept of research professor that had as precursor studies by Stenhouse (1991), and Antonio Nóvoa (1992); The research of Professor X the academic research directed in the studies of Zeichner (2008), Lüdke (2001) and Garcia (2009); The relationship between teacher researcher and reflective teacher present in the studies of Schon (1998) and Perrenoud (1993) and the analysis of the guiding documents of the course (DCNS and PPC). The methodology used refers to qualitative research, and the case study is used as a methodological approach. Data were obtained through semi-open questionnaires applied to students from the 4th to 9th period of the UFAL Pedagogy course. The analysis of the data revealed that there are convergences and divergences between the guiding documents and the training for research in the Pedagogy course. Thus, it was verified the need to update the Pedagogical Project and the completion / integration of the research in the disciplines and other actions of the course. This research also made possible the reflection about the valorization of the research posture as crucial for the production and socialization of knowledge, as well as for the development of the cultural patrimony of the agents involved in the research during the formation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superior – Pesquisapt_BR
dc.subjectFormação pedagógicapt_BR
dc.subjectProfessor pesquisadorpt_BR
dc.subjectProfessores de Pedagogia – Formaçãopt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogia – Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.subjectHigher Education – Researchpt_BR
dc.subjectPedagogical trainingpt_BR
dc.subjectResearch Professorpt_BR
dc.subjectPedagogy Teachers – Trainingpt_BR
dc.subjectPedagogy Course - Federal University of Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA formação para pesquisa no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeProfessor pesquisador: a formação para pesquisa no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeThe Formation for the course of Pedagogy of the Federal University of Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA formação inicial docente tem sido apontada como o lócus para o futuro professor desenvolver a prática da pesquisa, por isso esse estudo foi dedicado a investigar como a pesquisa se constitui na dimensão formativa do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Como perspectiva teórica foram abordadas reflexões acerca da formação docente baseada nos estudos de Dewey (2010), Imbernón (2001), Tardif (2000), Gauthier (1998), Maldaner (2006); O conceito de professor pesquisador que teve como precursor estudos de Stenhouse (1991), e Antonio Nóvoa (1992); A pesquisa do professor X a pesquisa acadêmica direcionada nos estudos de Zeichner (2008) , Lüdke (2001) e Garcia (2009); A relação entre professor pesquisador e professor reflexivo presente nos estudos de Schon (1998) e Perrenoud (1993) e a análise dos documentos norteadores do curso (DCNS e PPC). A metodologia utilizada refere-se a pesquisa de natureza qualitativa, sendo utilizado o estudo de caso como abordagem metodológica. Os dados foram obtidos por meio de questionários semiabertos aplicados aos estudantes do 4º ao 9º período do curso de Pedagogia da UFAL. A análise dos dados revelou que existem convergências e divergências entre os documentos norteadores e a formação para pesquisa no curso de Pedagogia. Deste modo verificou-se a necessidade de atualização do Projeto Pedagógico e a efetivação/integração da pesquisa nas disciplinas e demais ações do curso. Essa pesquisa também possibilitou a reflexão acerca da valorização da postura pesquisadora como crucial para a produção e socialização de conhecimentos, bem como para o desenvolvimento do patrimônio cultural dos agentes envolvidos na pesquisa durante a formação.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A formação para pesquisa no curso de Pedagogia da Universidade Federal de.pdf2.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.