Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/555| Tipo: | Tese |
| Título: | O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemática |
| Título(s) alternativo(s): | Le silence discursive du genre dans le curriculum cachê de l enseignement des mathématiques |
| Autor(es): | Lima, Nadia Regina Loureiro de Barros |
| Primeiro Orientador: | Amaral, Maria Virgínia Borges |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Melo, Kátia Maria Silva de |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Barretto, Elvira Simões |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Silva Sobrinho, Helson Flavio da |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Lameiras, Maria Stela Torres Barros |
| Resumo: | Este trabalho objetiva desenvolver uma análise do funcionamento do discurso de docentes de matemática do 9° ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de Maceió, materializado em textos escritos (Redação). Partindo de uma questão-temática (Como percebo a aprendizagem da matemática por parte de alunas e alunos?), a análise busca apreender como a posição sujeito docente repercute na relação das alunas com a matemática, tendo como suposto uma construção identitária gendrada do saber. A proposta é que a análise destes textos escritos aponte para as marcas discursivas sobre a visão de gênero dos sujeitos docentes de matemática. Situa-se o discurso docente sobre a aprendizagem da matemática na escola à luz dos conceitos de gênero, silenciamento discursivo e currículo oculto, respaldada nas teorias da Análise do Discurso e dos estudos de gênero. Sob um olhar de gênero, apresenta-se o percurso da análise do funcionamento discursivo, contemplando o procedimento investigativo e a análise das sequências discursivas; nestas, docentes funcionam como porta-vozes de um ideário historicamente construído pela Formação Ideológica patriarcado-capitalismo e materializada na Formação Discursiva da ciência androcêntrica que, neste estudo, corresponde ao ensino da matemática na escola. Assim funcionando, a posição de sujeito docente contribui para a manutenção de relações sociais de gênero, próprias da ordem capitalista e patriarcal. |
| Palavras-chave: | Discours Silence Genre Science École Curriculum caché Discurso Silenciamento Gênero Ciência Escola Currículo oculto |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Linguística; Literatura Brasileira |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
| Citação: | LIMA, Nadia Regina Loureiro de Barros. O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemática. 2011. 156 f. Tese (Doutorado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/555 |
| Data do documento: | 12-dez-2011 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemática.pdf | 1.59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.