00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Amaral, Maria Virgínia Borges
dc.contributor.advisor1LattesAMARAL, M. Virgínia Borgespor
dc.contributor.referee1Melo, Kátia Maria Silva de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5375151893852187por
dc.contributor.referee2Barretto, Elvira Simões
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8938462538963163por
dc.contributor.referee3Silva Sobrinho, Helson Flavio da
dc.contributor.referee3LattesSILVA SOBRINHO, H. F.por
dc.contributor.referee4Lameiras, Maria Stela Torres Barros
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5818635755922947por
dc.creatorLima, Nadia Regina Loureiro de Barros
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6770048050670228por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:30:30Z-
dc.date.available2012-10-09
dc.date.available2015-08-25T18:30:30Z-
dc.date.issued2011-12-12
dc.identifier.citationLIMA, Nadia Regina Loureiro de Barros. Le silence discursive du genre dans le curriculum cachê de l enseignement des mathématiques. 2011. 156 f. Tese (Doutorado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/555-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística; Literatura Brasileirapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiscoursfra
dc.subjectSilencefra
dc.subjectGenrefra
dc.subjectSciencefra
dc.subjectÉcolefra
dc.subjectCurriculum cachéfra
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectSilenciamentopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectCiênciapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectCurrículo ocultopor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleO silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemáticapor
dc.title.alternativeLe silence discursive du genre dans le curriculum cachê de l enseignement des mathématiquesfra
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEste trabalho objetiva desenvolver uma análise do funcionamento do discurso de docentes de matemática do 9° ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de Maceió, materializado em textos escritos (Redação). Partindo de uma questão-temática (Como percebo a aprendizagem da matemática por parte de alunas e alunos?), a análise busca apreender como a posição sujeito docente repercute na relação das alunas com a matemática, tendo como suposto uma construção identitária gendrada do saber. A proposta é que a análise destes textos escritos aponte para as marcas discursivas sobre a visão de gênero dos sujeitos docentes de matemática. Situa-se o discurso docente sobre a aprendizagem da matemática na escola à luz dos conceitos de gênero, silenciamento discursivo e currículo oculto, respaldada nas teorias da Análise do Discurso e dos estudos de gênero. Sob um olhar de gênero, apresenta-se o percurso da análise do funcionamento discursivo, contemplando o procedimento investigativo e a análise das sequências discursivas; nestas, docentes funcionam como porta-vozes de um ideário historicamente construído pela Formação Ideológica patriarcado-capitalismo e materializada na Formação Discursiva da ciência androcêntrica que, neste estudo, corresponde ao ensino da matemática na escola. Assim funcionando, a posição de sujeito docente contribui para a manutenção de relações sociais de gênero, próprias da ordem capitalista e patriarcal.por
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