00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5534
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2805062227759643pt_BR
dc.contributor.referee1Ferraz, Eraldo de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3129064769842986pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Elza Maria da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8658721923461828pt_BR
dc.creatorAndrade, Luciana Morais de-
dc.creatorSilva, Mayara Ferreira Souto da-
dc.date.accessioned2019-07-23T18:55:48Z-
dc.date.available2019-07-22-
dc.date.available2019-07-23T18:55:48Z-
dc.date.issued2019-04-11-
dc.identifier.citationANDRADE, Luciana Morais de; SILVA, Mayara Ferreira Souto da. Crianças em cena e suas vivências geográficas em um CMEI de Maceió/AL. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5534-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia da Infânciapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCrianças em cena e suas vivências geográficas em um CMEI de Maceió/ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA proposta deste artigo é refletir acerca das relações que as crianças estabelecem com o meio, focalizando suas interações socioculturais e vivências socioespaciais. Apresenta-se para análise as vivências de crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil de Maceió/AL, destacando-se suas interações via linguagem e mediadas pelo meio em suas dimensões física e cultural. A Geografia da Infância e a teoria histórico-cultural serve de base teórico-metodológica para o trabalho, enfatizando-se aspectos como o potencial do meio, da fala e do protagonismo das crianças. A pergunta de base para a realização do trabalho foi de que modo ou por quais meios a criança pequena atua no espaço e o ressignifica? Concluiu-que as crianças não somente estão no espaço, mas também lidam com os elementos que o constitui: o vivido, o percebido, o representado; sendo este experimentado e ressignificado por elas, principalmente ao brincar.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Crianças em cena e suas vivências geográficas em um CMEI de Maceió/AL.pdf903.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.