Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5531
Tipo: | Dissertação |
Título: | A utilização do PhET para aprendizagem de matemática nas séries finais do Ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | The use of PhET for mathematical learning in the final series of Fundamental teaching |
Autor(es): | Barros, Jailson Cardoso de |
Primeiro Orientador: | Guerra, Ediel Azevedo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Melo, Vanio Fragoso de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barros, Amauri da Silva |
Resumo: | O objetivo geral deste trabalho é a criação de um guia de utilização de um software de objetos virtuais chamado PhET para a aprendizagem de matemática nas séries finais do Ensino Fundamental. Para a criação desse guia criamos e aplicamos uma sequência didática baseada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (1982). Essa sequência foi construída e aplicada com os procedimentos metodológicos de uma pesquisa-ação. Contamos com a participação de dois professores e de 138 estudantes dos nonos e oitavos anos de uma escola pública de Maceió/AL. O guia de utilização do PhET mencionado encontra-se no apêndice E deste texto dissertativo destinado ao exame de qualificação. |
Abstract: | The objective of this work is the creation of a guide to use virtual learning software for learning mathematics in the final grades of elementary school. Stop a way to create and apply a didactic sequence in the meaningful learning class of Ausubel (1982). This was built and applied with the methodological procedures of an action research. We had the participation of two teachers and 138 students from the ninth and eighth years of a public school in Maceió / AL. The PhET user guide is in Appendix E and this text is written for the qualification exam. |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino PhET (Software livre) Ambiente virtual - Simulação Aprendizagem significativa Mathematics - Study and teaching PhET (Free Software) Virtual Environment – Simulation Meaningful learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | BARROS, Jailson Cardoso de. A utilização do PhET para aprendizagem de matemática nas séries finais do Ensino fundamental. 2019. 151f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5531 |
Data do documento: | 9-mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A utilização do PhET para aprendizagem de matemática.pdf | A utilização do PhET para aprendizagem de matemática nas séries finais do Ensino fundamental | 6.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PRODUTO EDUCACIONAL - Um guia prático para a utilização do PhET.pdf | 2.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.