00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5531
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Vanio Fragoso de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.creatorBarros, Jailson Cardoso de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4367649279755497pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-23T17:01:11Z-
dc.date.available2019-07-23-
dc.date.available2019-07-23T17:01:11Z-
dc.date.issued2019-05-09-
dc.identifier.citationBARROS, Jailson Cardoso de. A utilização do PhET para aprendizagem de matemática nas séries finais do Ensino fundamental. 2019. 151f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5531-
dc.description.abstractThe objective of this work is the creation of a guide to use virtual learning software for learning mathematics in the final grades of elementary school. Stop a way to create and apply a didactic sequence in the meaningful learning class of Ausubel (1982). This was built and applied with the methodological procedures of an action research. We had the participation of two teachers and 138 students from the ninth and eighth years of a public school in Maceió / AL. The PhET user guide is in Appendix E and this text is written for the qualification exam.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPhET (Software livre)pt_BR
dc.subjectAmbiente virtual - Simulaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPhET (Free Software)pt_BR
dc.subjectVirtual Environment – Simulationpt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA utilização do PhET para aprendizagem de matemática nas séries finais do Ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe use of PhET for mathematical learning in the final series of Fundamental teachingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral deste trabalho é a criação de um guia de utilização de um software de objetos virtuais chamado PhET para a aprendizagem de matemática nas séries finais do Ensino Fundamental. Para a criação desse guia criamos e aplicamos uma sequência didática baseada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (1982). Essa sequência foi construída e aplicada com os procedimentos metodológicos de uma pesquisa-ação. Contamos com a participação de dois professores e de 138 estudantes dos nonos e oitavos anos de uma escola pública de Maceió/AL. O guia de utilização do PhET mencionado encontra-se no apêndice E deste texto dissertativo destinado ao exame de qualificação.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A utilização do PhET para aprendizagem de matemática.pdfA utilização do PhET para aprendizagem de matemática nas séries finais do Ensino fundamental6.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO EDUCACIONAL - Um guia prático para a utilização do PhET.pdf2.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.