00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: Discurso, mercado e relações de exploração: a ofensiva ideológica do capital sobre a subjetividade do trabalho
Título(s) alternativo(s): Discourse, market and relations of exploitation: the ideological offensive of capital on the subjectivity of labor
Autor(es): Simões, Dhiego Nogueira
Primeiro Orientador: Silva Sobrinho, Helson Flávio da
metadata.dc.contributor.referee1: Nogueira, Luciana
metadata.dc.contributor.referee2: Magalhães, Belmira Rita da Costa
Resumo: Este trabalho analisa o funcionamento do discurso empresarial sobre o mundo do trabalho e seus sujeitos e investiga, especialmente, o processo de (re)significação do trabalhador contemporâneo, a partir de dizeres materializados no quadro televisivo Emprego de A a Z. No intuito de apreendermos a essência do funcionamento desse discurso, foi fundamental considerarmos a relação dialética entre língua, história e ideologia, lançando mão, para tal, dos estudos da Análise do Discurso (AD) desenvolvida por Michel Pêcheux, com a necessária interlocução com a tradição científica e revolucionária do Materialismo Histórico de Marx, Engels e Lukács. Por ser uma disciplina de entremeio (ORLANDI, 2015), a AD entende que o sentido não existe por si mesmo, mas enquanto produto de uma construção sócio-histórica e que, assim, está sempre sujeito aos efeitos de determinação das posições ideológicas em jogo no processo (contraditório) de reprodução/transformação das relações de produção de uma dada sociedade. Nesse sentido, investigamos como o discurso empresarial sobre o trabalhador contemporâneo (re)produz a evidência da exploração da força de trabalho, traçando o perfil de um “novo” modelo de trabalhador, adequado às atuais demandas da produção, a partir de uma discursividade que exalta a liberdade, a autodeterminação e a competitividade entre os indivíduos, articulada à necessidade de maior engajamento da subjetividade do trabalho ao ideário das empresas. Entendemos, assim, que Emprego de A a Z funcionou como um meio privilegiado de divulgação de dizeres ideologicamente marcados por formações ideológicas dominantes, que necessitam inculcar constantemente, nos trabalhadores, a naturalização de sua condição de mão de obra para o mercado.
Abstract: This study analyzes the workings of business discourse on the world of labour and its subjects and investigates, especially, the process of (re)signification of the contemporary labourer, from sayings expressed in the television attraction Emprego de A a Z. In order to apprehend the essence of the functioning of this discourse, it was fundamental to consider the dialectical relationship between language, history and ideology, betaking, to do so, studies of Discourse Analysis (AD) developed by Michel Pêcheux, with the necessary interlocution with the scientific and revolutionary tradition of the Historical Materialism of Marx, Engels, and Lukacs. Since AD is understood as an intersectional discipline (ORLANDI, 2015), AD understands that meaning does not exist by itself, but as a product of a socio-historical construction and thus is always subject to the effects of determining ideological positions at stake in the (contradictory) process of reproduction/transformation of the relations of production of a given society. In this sense, we investigate how business discourse about the contemporary labourer (re)produces the evidence of the exploitation of the workforce, tracing the profile of a "new" model of labourer, adequate to the current demands of production, from a discourse that exalts freedom, self-determination and competitiveness among individuals, coupled with the need for a greater engagement of the subjectivity of labour to the ideals of companies. We understand, therefore, that Emprego de A a Z worked as a privileged means of dissemination of sayings that are ideologically marked by dominant ideological formations, which need to constantly inculcate in laborers the naturalization of their workforce's condition to the labour market.
Palavras-chave: Análise do discurso
Subjetividade (Materialismo histórico)
Capitalismo
Relações trabalhistas
Speech analysis
Subjectivity (Historical Materialism)
Capitalism
Working relationships
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: SIMÕES, Dhiego Nogueira Simões. Discurso, mercado e relações de exploração: a ofensiva ideológica do capital sobre a subjetividade do trabalho. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística: Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5529
Data do documento: 12-mar-2019
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