00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5474
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Prado, Edna Cristina do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8158728896858544pt_BR
dc.contributor.referee1Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2805062227759643pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Inalda Maria dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3709372442003235pt_BR
dc.creatorSilva, Allan Kelisson Veríssimo da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7451533420179319pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-18T12:58:40Z-
dc.date.available2019-07-18T12:58:40Z-
dc.date.issued2019-05-29-
dc.identifier.citationSILVA, Allan Kelisson Veríssimo da. A classe hospitalar em território nacional: uma cartografia contemporânea. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5474-
dc.description.abstractThis text aims to study the hospital class and its geographic distribution in the Brazilian territory, known as a method of teaching, it is a right for the student who is hospitalized, unable to attend regular school. A brief reflection was made on the pedagogy undergraduate major in Brazil and how the continuing education has been important to enable the pedagogue proceeding in the hospital environment, having as scope the promotion of hospitalized student’s learning. The text is divided into two sections: the introduction, which makes a brief essay on Pedagogy from its inception to the pedagogue training to proceed in the hospital class, and in the second section we highlighted the hospital class in Brazil, identifying the States that effectively work with hospitals, clinics or institutions that have the hospital class; and the considerations. Lastly, we disseminated datafrom the World Health Organization (WHO) research, conducted in 2018 that studied the density of hospital beds per inhabitant, the document was entitled "Hospitals Scenario in Brazil - 2018", a partnership with the Brazilian Federation of Hospitals andthe National Health Confederation, published in May of 2018. This research supported our final considerations when we emphasized that the number of hospital class in Brazil is notoriously small when compared to the hospitals presented in the country.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClasse Hospitalarpt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHospital Classpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA classe hospitalar em território nacional: uma cartografia contemporâneapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente texto tem por objeto de estudo a classe hospitalar e como ela está presente geograficamente em território nacional, entendido como modalidade de ensino por direito ao estudante que está em estado de internação, impossibilitado de frequentar a escolar regular. Para tal, foi feito uma breve reflexão sobre o curso de Pedagogia no Brasil e como a formação continuada tem sido importante para habilitar o pedagogo para sua atuação no ambiente hospitalar, tendo como escopo a promoção da aprendizagem do aluno em estado de internação. O texto está dividido em duas seções e as considerações, a introdução, que faz um breve ensaio sobre a Pedagogia desde sua efetivação até a formação do pedagogo para atuar na classe hospitalar, e na segunda seção iremos salientar a classes hospitalares no Brasil, identificando os Estados que atuam efetivamente com hospitais, clínicas ou instituições que têm a classe hospitalar. Por fim, difundiremos dados da pesquisa da Organização Mundial da Saúde – OMS, realizada em 2018 que estudou a densidade de leitos hospitalares por habitante, o documento foi intitulado como “Cenário dos Hospitais no Brasil” parceria com a Federação Brasileira de Hospitais e com a Confederação Nacional de Saúde, publicado em maio do mesmo ano. Pesquisa essa que sustentou nossas considerações finais quando destacamos que o número de classe hospitalar no Brasil é notoriamente pouco, quando comparado aos hospitais que o país possui.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A classe hospitalar em território nacional: uma cartografia contemporânea.pdf655.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.