00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5356
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Paulo Cesar Costa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0262501860160289pt_BR
dc.contributor.referee1Bento, Edson de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0211678692417389pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Reinaldo Augusto Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8290976377423940pt_BR
dc.contributor.referee3Pinto, Anamelea de Campos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0726989055252156pt_BR
dc.contributor.referee4Miranda, Edma Carvalho-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418533177406749pt_BR
dc.creatorLeite, Marcos Antonio Pessoa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3866953587132741pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-02T18:07:09Z-
dc.date.available2019-07-02-
dc.date.available2019-07-02T18:07:09Z-
dc.date.issued2014-06-03-
dc.identifier.citationLEITE, Marcos Antonio Pessoa. Fotômetro portátil de baixo custo: experimentação e contextualização no ensino de química da educação básica. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5356-
dc.description.abstractThe Experimentation has been neglected in Brazilian Basic Education this is due, among other factors, the lack of laboratories and equipment in public schools, this fact that affect students who fail to acquire important knowledge for its development. Therefore, the construction of low-cost laboratory apparatus emerges as a viable option to insert the experimentation in the high school classrooms. Experimentation and contextualization in teaching chemistry promote the citizen formation, by presenting for the student a conception of science as a human activity in construction that considers the social role of science. Thus, spectrophotometry, method that determines the concentration of a substance using the electromagnetic radiation, is a good way to contextualize the teaching of chemistry and also encouraging experimentation and interdisciplinary in this subject, but for this is necessary a spectrophotometer, a device that has a high market value. In this paper is presented the construction of a low-cost photometer which lets users make qualitative and quantitative measures at various wavelengths visible region. All materials used in the device construction are low-cost and can be easily acquired Basic Education chemistry teachers allowing. Build the device in their school. To evaluate the developed instrument performance, standard methyl orange solutions were prepared and it was conducted analysis of these samples. These samples were also analyzed in a commercial spectrophotometer, UV-GEHAKA model 380G. After the analyzes it was conducted a comparative study of the obtained results applying statistical methods,and it was found that the results from the two devices were not significantly different, at about 95% confidence level. Finally, a didactic unit that applies the concepts of spectrophotometry in high school experimental classes is presented.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspectrofotometriapt_BR
dc.subjectBaixo custopt_BR
dc.subjectFotômetropt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectSpectrophotometrypt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectPhotometerpt_BR
dc.subjectExperimentationpt_BR
dc.subjectLow-costpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFotômetro portátil de baixo custo: experimentação e contextualização no ensino de química da educação básicapt_BR
dc.title.alternativePortable, low cost protometer: experimentation and contextualization in chemistry teaching in basie educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA experimentação vem sendo negligenciada na Educação Básica Brasileira isso se deve, dentre outros fatores, à falta de laboratórios e equipamentos nas escolas públicas, este fato prejudica os estudantes que deixam de adquirir conhecimentos importantes para seu desenvolvimento. Diante disso, a construção de equipamentos de laboratório de baixo custo surge como uma opção viável para introduzir a experimentação nas salas de aula do Ensino Médio. A experimentação e a contextualização no ensino de química favorecem a formação do cidadão, apresentando ao aluno uma concepção de Ciência como atividade humana em construção que leve em conta o papel social da Ciência. Desta forma, a espectrofotometria, método que determina a concentração de uma substância por meio da radiação eletromagnética, é uma boa maneira de contextualizar o ensino de Química e também favorecer a experimentação e a interdisciplinaridade nesta disciplina, mas para isso é necessário um espectrofotômetro, aparelho que possui um alto valor de compra no mercado. Neste trabalho é apresentada a construção de um fotômetro de baixo custo que permite realizar medidas qualitativas e quantitativas em vários comprimentos de onda na região do visível. Todos os materiais utilizados na construção do aparelho são de baixo custo e de fácil aquisição podendo qualquer professor de Química, da Educação Básica, construir em sua escola. Para avaliação do desempenho do instrumento desenvolvido foram preparadas soluções padrão de alaranjado de metila e realizadas análises dessas amostras. Elas também foram analisadas em um espectrofotômetro comercial da marca GEHAKA, modelo UV-380G, após realizadas as análises foi realizado um estudo comparativo entre os resultados obtidos e aplicando-se tratamentos estatísticos, verificou-se que esses resultados nos dois aparelhos não apresentam diferença significativa a nível de 95% de confiança. Por fim é apresentada uma unidade didática que aplica os conceitos de espectrofotometria em aulas experimentais de turmas do Ensino Médio.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.