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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/503
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Eduardo Calil de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6822339713125905 | por |
dc.contributor.referee1 | Silva Sobrinho, Helson Flavio da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9678771021912570 | por |
dc.contributor.referee2 | Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4038730280834132 | por |
dc.creator | Silva, Dennys Dikson Marcelino da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5263497905547631 | por |
dc.date.accessioned | 2015-08-25T18:29:50Z | - |
dc.date.available | 2012-10-08 | - |
dc.date.available | 2015-08-25T18:29:50Z | - |
dc.date.issued | 2011-12-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Dennys Dikson Marcelino da. Estabelecimento do tópico discursivo em processos de escritura em ato de histórias em quadrinhos por díades recém-alfabetizadas. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/503 | - |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Linguística; Literatura Brasileira | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística | por |
dc.publisher.initials | UFAL | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Creation processes | eng |
dc.subject | Topical discursive | eng |
dc.subject | Image-text relashionship | eng |
dc.subject | Comic strips | eng |
dc.subject | Reference | eng |
dc.subject | Genetic text | eng |
dc.subject | Processos de criação | por |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | por |
dc.subject | Tópico discursivo | por |
dc.subject | Relação imagem-texto | por |
dc.subject | Referenciação | por |
dc.subject | Genética textual | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.title | Estabelecimento do tópico discursivo em processos de escritura em ato de histórias em quadrinhos por díades recém-alfabetizadas | por |
dc.title.alternative | Establishment of the topic discursive in processes of scripture in action of comics for dyads newly literate | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho propõe-se a analisar a construção do tópico discursivo em histórias em quadrinhos (HQ) escritas por uma díade de alunas recém-alfabetizados de um 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da cidade de Maceió. Inserido no campo de estudo da Genética Textual, e assumindo como base teórico-metodológica as investigações sobre processos de escritura em ato e manuscritos escolares proposta por Calil (2008, 2009), considerando as reflexões sobre as relações entre texto em quadrinhos (LINS, 2008), as propriedades de centração e organicidade constitutivas do tópico discursivo, conforme indicado por Koch et al.(1996), e as noções da Linguística Textual acerca da Referenciação (KOCK, 2006; KOCH & ELIAS, 2010), nosso objeto de perquirição está voltado para a análise das filmagens de processos de escritura em ato, bem como dos manuscritos, quando uma dupla (Ana e Maria, ambas com 08 anos de idade) de discentes escreviam propostas de produção de HQ. Este processo e seu manuscrito estabeleceram-se a partir do diálogo entre as alunas, enquanto criavam e escreviam, em dois processos de escritura distintos, historinhas da Turma da Mônica sem os textos escritos, o que poderia acompanhar os quadrinhos oferecidos como suporte. Com o apoio do programa de computador ELAN, pudemos descrever e associar, cronologicamente, um complexo sistema semiótico composto pelas imagens captadas (movimentos de corpo, gestos, mãos, expressões faciais, posição da caneta e direções do olhar), o que foi falado e combinado e, por fim, pelo que ficou escrito em cada quadrinho. Dentre os aspectos mais importantes que ocorreram durante o estabelecimento do tópico discursivo pela díade no primeiro processo/manuscrito está a preponderância da perspectiva enunciativa enquanto-leitoras-de-imagens sobre a perspectiva enunciativa enquanto-autoras-da-narrativa-em-quadrinhos , representada através da interação gráfico-visual entre os personagens; e no segundo processo/manuscrito, houve alternância entre uma e outra perspectiva, prevalecendo, no texto final após interferências do professor que conduzira a aula , o segundo posicionamento. Por fim, nossa análise advoga a necessidade de se refletir e diferenciar a constituição do tópico discursivo em HQ a partir da recepção, quando os alunos, professores (e pesquisadores) assumem a posição de leitores e a constituição do tópico discursivo em HQ a partir da produção, quando os alunos assumem a posição de escreventes, sendo necessário um empreendimento lingüístico-cognitivo para se construir a perspectiva dos personagens que falam e não a do narrador que descreve. | por |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
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Estabelecimento do tópico discursivo em processos de escritura em ato de histórias em quadrinhos por díades recém-alfabetizadas.pdf | 3.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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