06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Beatriz Araújo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5980373672920412pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Geisa Carla Gonçalves-
dc.contributor.referee2Almeida, Giseliane Medeiros-
dc.creatorSilva, Dayane Lohanne Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-04-01T18:47:50Z-
dc.date.available2019-03-07-
dc.date.available2019-04-01T18:47:50Z-
dc.date.issued2018-11-21-
dc.identifier.citationSILVAM Dayane Lohanne Rodrigues. A importância da leitura a partir do conto e do reconto na educação infantil em uma escola sertaneja do município de Delmiro Gouveia - AL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4823-
dc.description.abstractRESUMEN_________Este trabajo dialoga sobre la importancia de la lectura, del cuento y del recuento en el contexto de la Educación Infantil, buscando que el acto de leer trasciende la decodificación de códigos y está directamente ligada en cuanto a la influencia para la comprensión del mundo. Este estudio es de cuño cualitativo, con base en la investigación bibliográfica a partir de los estudios de Silva; Menezes (2005), Prodonov; Freitas (2013) y Gil (2002). Con el objetivo de obtener informaciones que vinieran a contribuir con esta producción, nos utilizamos de Observaciones en el ambiente escolar para analizar el momento del cuento y el relato de historias, mostrando cómo esa ocasión es extremadamente esencial para la Educación Infantil. Este trabajo también aborda el concepto de infancia (ARIÈS, 2006) y de lectura (LEFFA, 1996), entendiendo que cada niño posee sus particularidades y necesidades a ser desarrolladas a lo largo de la escolarización. En ese sentido, ese escrito dialoga a partir de la Sociología de la Infancia (ABRAMOWICZ, OLIVEIRA, 2010), visando al niño como protagonista de ese proceso. Para entender cómo la lectura, a través del cuento y del recuento contribuye al desarrollo e incentivo para los diversos lenguajes del niño, se realizó el momento del cuento y del recuento en una sala de clase, clase de jardín II, de una institución de Educación En el que el papel del profesor en la mediación pedagógica se hace fundamental para que el niño se perciba y actúe mientras sea activo de las situaciones educativas. Consideramos, después del momento de contar y recuento que los niños utilizaban sus conocimientos previos para realizar su lectura de mundo, haciendo que esas se expresaran a través de sus diversos lenguajes, encontrando de esa forma respuestas para sus cuestionamientos y generando interés en desarrollar hábitos de lectura.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectContospt_BR
dc.subjectDelmiro Gouveia - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA importância da leitura a partir do conto e do reconto na educação infantil em uma escola sertaneja do município de Delmiro Gouveia - ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho dialoga sobre a importância da leitura, do conto e do reconto no contexto da Educação Infantil, visando que o ato de ler transcende a decodificação de códigos e está diretamente ligada quanto à influência para a compreensão de mundo. Este estudo é de cunho qualitativo, com base na pesquisa bibliográfica a partir dos estudos de Silva; Menezes (2005), Prodonov; Freitas (2013) e Gil (2002). Com o objetivo de obter informações que viessem contribuir com esta produção, nos utilizamos de Observações no ambiente escolar para análise do momento do conto e reconto de histórias, mostrando como essa ocasião é extremamente essencial para a Educação Infantil. Este trabalho também aborda o conceito de infância (ARIÈS, 2006) e de leitura (LEFFA, 1996), entendendo que cada criança possui suas particularidades e necessidades a serem desenvolvidas ao longo da escolarização. Nesse sentido, esse escrito dialoga a partir da Sociologia da Infância (ABRAMOWICZ; OLIVEIRA, 2010), visando a criança como protagonista desse processo. Para entender como a leitura, através do conto e do reconto contribui para o desenvolvimento e incentivo para as diversas linguagens da criança, foi realizado o momento do conto e do reconto em uma sala de aula, turma de jardim II, de uma instituição de Educação Infantil em Delmiro Gouveia - AL, visando compreender como os alunos participam e dialogam a leitura, no qual o papel do professor na mediação pedagógica se faz fundamental para que a criança se perceba e atue enquanto ser ativo das situações educacionais. Consideramos, após o momento de conto e reconto que as crianças utilizavam seus conhecimentos prévios para realizar sua leitura de mundo, fazendo com que essas se expressassem através de suas diversas linguagens, encontrando dessa forma respostas para seus questionamentos e gerando interesse em desenvolver hábitos de leitura.pt_BR
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