Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/482
Tipo: | Dissertação |
Título: | Letramento e formação pré-serviço : ensino de inglês no contexto virtual e presencial |
Título(s) alternativo(s): | Literacy and pre-service trainning : english teaching in the virtual and presencial context |
Autor(es): | Silva, Jacqueline Ramos da |
Primeiro Orientador: | Ifa, Sergio |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Tavares, Roseanne Rocha |
metadata.dc.contributor.referee1: | Zacchi, Vanderlei José |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo investigar a formação pré-serviço de professores de inglês com foco na disciplina Língua Inglesa 2 (LI2), oferecida no segundo ano de graduação do Curso de Letras. O objetivo da pesquisa foi investigar a contribuição da disciplina na formação dos futuros professores de inglês da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Fale/UFAL). Mais especificamente, almejei entender o processo de letramento crítico que os futuros professores vivenciaram no semestre 2009.2. O semestre em questão visava unir as facilidades e comodidade do ciberespaço ao processo ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira. Para entender a formação almejada, a fundamentação teórica desta pesquisa se apoiou em crenças (BARCELOS, 2004; PITELI 2006; GARBUIO, 2007, GIMENEZ, 2007), na discussão sobre ensino de língua inglesa (PAIVA, 1998; ALMEIDA FILHO, 1998; LEFFA, 2003; NICHOLLS, 2001), formação de professores (LEFFA, 2001, 2006) e letramento digital (SOARES, 2002; XAVIER, 2010). A pesquisa é qualitativa com bases no interacionismo simbólico (MOREIRA, 2002). O contexto de pesquisa foi a universidade Federal de Alagoas e envolveu 04 professores em formação, a professora e eu como pesquisadora. Trata-se de um trabalho visando um envolvimento dos/as alunos/as na busca de novos horizontes no ensino de línguas, a fim de que nós, professoras, e os/as aprendizes se inteirassem das várias formas de contato com os recursos tecnológicos no ensino, incentivando-os/as no desenvolvimento de um letramento digital durante o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos revelaram que as crenças em torno do processo de ensino-aprendizagem sofrem influências do contexto e não são restrítas ao ambiente de sala de aula. Os resultados também revelaram que precisamos conhecer essas crenças a fim de promover o letramento crítico e digital. |
Abstract: | This study aimed at investigating the contributions of an English Language 2 course so as to develop future English teacher who attended the fourth semester of their English Language undergraduation course. To be more specifically, it aimed at understanding the critical literacy process that the four teachers experienced in the second semester of the 2009 school year. The course on focus intended to combine the advantages and convenience of cyberspace and the English foreign language teaching-learning. To reach the goals, the theoretical underpinning was grounded on Beliefs (BARCELOS, 2004; PITEL 2006; GARBUIO, 2007, GIMENEZ, 2007), English language teaching (PAIVA, 1998; ALMEIDA FILHO, 1998; LEFFA, 2003; NICHOLLS, 2001),teacher development (LEFFA, 2001, 2006) and digital literacy (SOARES, 2002; XAVIER, 2010). The qualitative methodological research approach was based on Symbolic Interactionism (MOREIRA, 2002). The research context was the Federal University of Alagoas and involved 04 teachers in training, the teacher and me as a researcher. This study sought to involve the students to search for new horizons in the foreign language teaching context by making them getting in touch with and becoming aware of the several existing forms of technological resources used in teaching English. In doing so, we promoted their digital literacy. The outcomes revealed that beliefs about teaching and learning process are influenced by context and other external factors. The outcomes also revealed that it is necessary to take into consideration these beliefs in order to promote critical and digital literacy. |
Palavras-chave: | Cyberspace Teachers in trainning English foreign teaching (EFL) Literacy Ciberespaço Professores em formação Inglês como língua estrangeira (LE) Letramento |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Linguística; Literatura Brasileira |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
Citação: | SILVA, Jacqueline Ramos da. Literacy and pre-service trainning : english teaching in the virtual and presencial context. 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/482 |
Data do documento: | 13-dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Jacqueline Ramos da Silva_2010.pdf | 3.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.