Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/475
Tipo: | Dissertação |
Título: | Alfabetização de adultos: um estudo de aquisição de linguagem |
Título(s) alternativo(s): | Adults literacy : a study in language acquisition |
Autor(es): | Silva, Luciana Santos |
Primeiro Orientador: | Faria, Núbia Rabelo Bakker |
metadata.dc.contributor.referee1: | Paula, Aldir Santos de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lopes, Adna de Almeida |
Resumo: | O trabalho que nos propusemos a realizar tem como objetivo a análise de dados de escrita inicial de jovens e adultos da 1ª fase do 1º Segmento da Educação de Jovens e Adultos. Tais dados apresentam um caráter singular da relação do sujeito com a língua em funcionamento e possibilitam encarar a aquisição da escrita de adultos como algo que difere daquilo proposto pelas teorias psicogenéticas, ou seja, difere da noção de desenvolvimento da linguagem. As análises realizadas nesta dissertação foram fundamentadas no esforço de teorização (Lier-de-Vitto e Carvalho, 2007, a sair) de Cláudia de Lemos, que reconhece ordem própria da língua, noção saussureana segundo a qual o funcionamento da língua é regido por um sistema de relação entre os significantes e escapa ao domínio do sujeito e à tentativa de categorizações. As ocorrências analisadas nos dados revelam um instigante jogo simbólico acontecendo nesse momento inicial de aquisição da escrita de jovens e adultos que desnaturaliza conceitos geralmente aceitos sem contestação. |
Abstract: | This research main goal is to analyze data of writing initial of youths and adults of the 1st stage of the first segment of the education of youths and adults. Such data represent a singular character of the relationship with the language of operation and enable envisage the acquisition of writing adults as something which differs from what proposed by theories psicogenéticas, i.e. differs from the concept of development of language. The analyses accomplished in this dissertation were based in the esforço de teorização (Lier-Vitto and oak, 2007) of Claudia de Lemos, who recognize own order of the language, precept saussureana whereby the functioning of the language is governed by a system of relationship between the significant and escapes to the domain of the subject and to attempt to categorization. Occurrences analysed in the data reveal a symbolic game happening in this moment of writing initial of youths and adults that denaturalizes concepts generally accepted without reply. |
Palavras-chave: | Linguistic Language acquisition Written Linguistica Aquisição de linguagem Escrita |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Linguística; Literatura Brasileira |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
Citação: | SILVA, Luciana Santos. Alfabetização de adultos: um estudo de aquisição de linguagem. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/475 |
Data do documento: | 13-mai-2008 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alfabetização de adultos: um estudo de aquisição de linguagem.pdf | 1.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.