00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4700
Tipo: Dissertação
Título: Ação afirmativa, tensões e relações raciais na educação: repercussão em torno da política de cotas da Universidade Federal de Alagoas
Título(s) alternativo(s): Affirmative action, racial tensions and relations ships education: passion around the Federal University of Alagoas quota policy
Autor(es): Silva, Fabson Calixto da
Primeiro Orientador: Oliveira, Amurabi Pereira de
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz, Delcele Mascarenhas
metadata.dc.contributor.referee2: Kabengele, Daniela do Carmo
metadata.dc.contributor.referee3: Prado, Edna Cristina do
Resumo: No campo da reprodução das desigualdades no sistema educacional, o ensino superior apresenta-se como um ponto evidente para desvendar tal situação. No enfrentamento deste problema, a política de cotas revela-se como elemento preponderante para enfrentamento dessas desigualdades e dos obstáculos de acesso às oportunidades educacionais. No entanto, o ingresso de estudantes cotistas na universidade coloca em evidência os acirramentos e conflitos relacionais e raciais intensificados e reproduzidos no interior da universidade, interpelando-se, por vezes, o mérito, a excelência acadêmica e a legitimidade desses estudantes ocuparem um lugar na instituição. A finalidade desta dissertação é mostrar os efeitos oriundos da política de cotas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) não apenas para os estudantes cotistas, mas também para os não cotistas. Para tanto, além de fazermos um levantamento do perfil dos estudantes cotistas da UFAL, selecionamos uma amostra de estudantes dos cursos de Direito e Medicina e procuramos saber o que pensam sobre discriminação, as cotas e os cotistas. Os resultados obtidos apontam que o estudante cotista é um estudante diferenciado, que enfrenta maiores dificuldades em permanecer na instituição, devido aos olhares e questionamentos sobre a sua capacidade e a validade de ter acesso e permanência na universidade através de uma política de reserva de vagas.
Abstract: In the field of reproduction of inequalities in the education system, higher education presentes itself as an evident point to unravel this situation. In tackling this problem, the quota policy is revealed as a major element for tackling with these inequalities and barriers of access to educational opportunities. However, the entry of quota students at the university, places emphasis on the clashes and relational and racial conflicts intensified and reproduced within the university, interpellating sometimes the merit, the academic excellence and the legitimacy of these students occupy a place in the institution. The purpose of this dissertation is to show the impacts of quota policy of the Federal University of Alagoas (UFAL) not just for quota students, but also to non-quota students. For this, besides doing a survey of the profile of quota students UFAL, we selected a sample of students of Law and Medicine courses and seek to know what they think about discrimination, quotas and quota students. The results show that the quota student is a differentiated student that facing greater difficulties in staying on institution because of looks and questions about his ability and validity of access and stay in the university through a reservation of vacancy policy.
Palavras-chave: Ações afirmativas
Política de cotas
Alunos cotistas
Relações étnicos-raciais
Ensino superior
Affirmative actions
Quota policy
Quota students
Racial-Ethnic relations
Higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Fabson Calixto da. Ação afirmativa, tensões e relações raciais na educação: repercussão em torno da política de cotas da Universidade Federal de Alagoas. 2019. [213] f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4700
Data do documento: 30-abr-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.