Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4519
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Universidade e gênero: um processo histórico em construção: uma análise a partir dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Alagoas |
Título(s) alternativo(s): | University and gender: a historical process under construction. An analysis from undergraduate courses of the Universidade Federal de Alagoas |
Autor(es): | Queiroz, Erica Bianco de Souza |
Primeiro Orientador: | Silva, Andréa Giordanna Araujo da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santana, Jusciney Carvalho |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gama, Carolina Nozella |
Resumo: | Tendo em vista a relevância de ampliar o debate das questões de gênero, o presente trabalho tem como proposta identificar os espaços reservados à discussão e aos estudos de gênero na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), notadamente nos cursos de formação de professores. Assim, investigou-se como ocorre a inserção das discussões sobre gênero no contexto educacional de uma universidade pública. O objetivo central do estudo é identificar os espaços criados no ensino superior para o debate sobre as questões de gênero e a condição da mulher na sociedade. Os procedimentos metodológicos consistiram em pesquisas documentais e, ainda, realização do levantamento de documentos institucionais que tratam do ensino, da pesquisa e da extensão universitária. A pesquisa nos revelou inúmeras possibilidades e resultados, dentre os quais, que apesar de estarmos vivenciando um contexto de importante mudança social e histórica em torno da discussão de gênero no ambiente acadêmico, há uma presença seletiva da temática, amparada numa produção ainda insuficiente. |
Abstract: | Considering the importance of broadening the debate on gender issues, this paper aims to identify the spaces reserved for discussion and gender studies at the Federal University of Alagoas (UFAL), especially in teacher training courses. Thus, it was investigated how the insertion of the discussions on gender occurs in the educational context of a public university. The main objective of the study is to identify spaces created in higher education for the debate on gender issues and the status of women in society. The methodological procedures consisted of documentary researches and also the collection of institutional documents that deal with teaching, research and university extension. The research revealed many possibilities and results, among which, although we are experiencing a context of important social and historical change around the discussion of gender in the academic environment, there is a selective presence of the theme, supported by a still insufficient production. |
Palavras-chave: | Gênero Educação Universidade Gender Education University |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | QUEIROZ, Erica Bianco de Souza. Universidade e gênero: um processo histórico em construção: uma análise a partir dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Alagoas. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4519 |
Data do documento: | 6-dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Universidade e gênero: um processo histórico em construção: uma análise a partir dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Alagoas.pdf | 950.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.