00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3820
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Serra, Kléber Cavalcanti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763135856142994pt_BR
dc.contributor.referee1Farias, Antônio Jose Ornellas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3495570681770547pt_BR
dc.contributor.referee2Filho, Jenner Barretto Bastos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357464861909269pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Monique Gabriella Angelo da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.creatorSilva , Lousane de Barros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4911740425308460pt_BR
dc.date.accessioned2019-02-08T17:48:36Z-
dc.date.available2018-12-18-
dc.date.available2019-02-08T17:48:36Z-
dc.date.issued2018-07-27-
dc.identifier.citationSILVA, Lousane de Barros. Jogo didático: análise da proposta didática na aprendizagem de astronomia no 6º ano do ensino fundamental. 2018. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3820-
dc.description.abstractThis paper proposes to analyze and apply a board game in the groups of the 6𝑡ℎgrade elementary school. The choice of theme was based on the need to apply a didatic resource in the conceptual approach of the Solar System, considering the educational practice developed in the classes of natural sciences whose thematic unit is Earth na Universe. The research presentes a pedagogical intervention of a qualitative nature, adopting the method of research-action. Held at the Onélia Campelo State School, located on the Tabuleiro Martins in Maceió. Initally, the following problem was question: What contribuitions os the games inserted in a didactic sequence, may assist in learning astronomy? Theoretical reference covers socio-interactionism, supporting the entire learning process. And, the board game that constitutes the educational product, proposed a didactic vision as a pedagogical tool, since the insertin of this resource in classroom assists in the transposition of astronomy cotents. In the field research, we used as data collection, quetionnaires and records by means of observation the activities developed during the classes. The results pointed that the application os this educational product assists in the socialization of the student, developing the cognitive, becoming practically a playful assessment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectJogos no ensino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDidatic-Gamept_BR
dc.subjectAstronomypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleJogo didático: análise da proposta didática na aprendizagem de astronomia no 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeDidatic game: analysis of the didatic proposal in the learning of astronomy in the 6th year of elemntary educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe analisar e aplicar um jogo de tabuleiro nas turmas do 6º ano do ensino fundamental. A escolha do tema partiu da necessidade de aplicar um recurso didático na abordagem conceitual do Sistema Solar, considerando a prática educativa desenvolvida nas aulas de ciências da natureza cuja unidade temática é Terra e Universo. A pesquisa apresenta uma intervenção pedagógica de natureza qualitativa, adotando o método de pesquisa-ação. Realizada na Escola Estadual Onélia Campelo, situada no Tabuleiro dos Martins em Maceió. Inicialmente, questionou-se o seguinte problema: quais as contribuições que os jogos inseridos numa sequência didática podem auxiliar na aprendizagem de astronomia? O referencial teórico abrange o sócio-interacionismo, alicerçando todo o processo de aprendizagem. E, o jogo de tabuleiro que constitui o produto educacional, propôs uma visão didática como instrumento pedagógico, uma vez que a inserção desse recurso na sala de aula auxilia na transposição dos conteúdos de astronomia. Na pesquisa de campo, utilizou-se como coleta de dados, questionários e registros por meio de observação das atividades desenvolvidas durante as aulas. Os resultados apontaram que a aplicação deste produto educacional auxilia na socialização do aluno, desenvolvendo o cognitivo, tornando-se praticamente uma avaliação lúdica.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jogo didático: análise da proposta didática na aprendizagem de astronomia no 6º ano do ensino fundamenta.pdf1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.