Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3673
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Oralidade e escrita: o tratamento do erro ortográfico em textos de alunos de 8º e 9º ano |
Autor(es): | Souza, Arielle Correia de |
Primeiro Orientador: | Silva, Fábia Pereira da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Márcio Ferreira da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Costa, Januacele Francisca da |
Resumo: | Este trabalho traz um estudo sobre a influência da língua oral na escrita de alunos dos anos finais do ensino fundamental. Tem-se como objetivo classificar e analisar “erros” mais frequentes no ponto de vista ortográfico e apontar a causa fonológica. O interesse por esse estudo nasce com as aulas de Fonologia do Português, ofertada pela universidade e com o estágio supervisionado realizado em uma escola da rede pública do município de Água Branca, Alagoas, quando notou-se uma considerável ocorrência da marca da oralidade na escrita, em um momento em que é necessário que o aluno apresente determinado domínio da língua escrita. O corpus é constituído de 107 textos de alunos de 8º e 9º ano produzidos na sala através de uma atividade orientada pela professora. Dos textos coletados, destacaram-se os “erros” que apareceram em maior número, agrupando-os de acordo com cada desvio da norma ortográfica ao passo que se identifica a influência fonológica. Esse estudo é fundamentado em contribuições teóricas de alguns autores como Cristófaro-Silva (2003), Cagliari (2009) e Marcuschi (2003). O resultado deste estudo mostra que mesmo alunos dos anos finais do Ensino Fundamental continuam trazendo em suas produções escritas erros de maior recorrência de Transcrição fonética. |
Abstract: | This work presents a study about the influence of oral language on the writing of students from the final years of elementary school. The objective is to classify and analyze "errors" more frequently in the orthographic point of view and to point out the phonological cause. The interest for this study was born with the Portuguese Phonology classes, offered by the university and supervised internship at a public school in the city of Água Branca, Alagoas, when we perceived a considerable occurrence of the orality mark in writing, in a time when it is necessary for the student to present a certain domain of written language. The corpus consists of 107 texts of 8th and 9th grade students produced in the classroom through an activity guided by the teacher. Of the collected texts, the "errors" that appeared in greater number were highlighted, grouping them according to each deviation of the orthographic norm while the phonological influence is identified. This study is based on the theoretical contributions of some authors such as Cristófaro-Silva (2003), Cagliari (2009) and Marcuschi (2003). The result of this study shows that even students of the final years of Elementary School continue to bring in their written productions errors of greater recurrence of Phonetic Transcription. |
Palavras-chave: | Língua portuguesa Fala e escrita Fonologia Erro ortográfico Ensino fundamental Água Branca - Alagoas |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras |
Citação: | SOUZA, Arielle Correia de. Oralidade e escrita: o tratamento do erro ortográfico em textos de alunos do 8º e 9º ano. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3673 |
Data do documento: | 20-set-2018 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Oralidade e escrita: o tratamento do erro ortográfico em textos de alunos de 8º e 9º ano.pdf | 5.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.