06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3637
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sobral, Denson André Pereira da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4667210048163644pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Geisa Carla Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122980503140032pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Beatriz Araújo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5980373672920412pt_BR
dc.creatorOliveira, Raquel dos Santos Gonçalves-
dc.date.accessioned2018-12-20T19:10:17Z-
dc.date.available2018-12-19-
dc.date.available2018-12-20T19:10:17Z-
dc.date.issued2018-08-21-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Raquel dos Santos Gonçalves. A leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola pública do município de Água Branca - AL. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal da Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3637-
dc.description.abstractThe present work has as a central issue the reading in the early years of elementary school, being carried out from a case study in a public school of the municipality of Água Branca/AL. The reading, for its essentiality in human social life, from birth to the end of life, has a vast purpose of studies that draws the attention of researchers to the creation of multiple academic works related to the subject, which, in this copy, treats of a school in the community that I have lived in, and that it is of total knowledge that the reading levels are lagged, needing to improve in many respects, knowing the necessity, on the part of the whole society, of a greater awareness and incentive to the practice of reading, And a deepening of its quantities. The goal was to analyze the practices and conceptions of reading in the extension of the school in the village Moreira de Lower, rural area of the municipality of Água Branca/AL, in the search for evidence of the main difficulties for teachers and students in the scope of reading, reporting Occurrences of their practices. Considered, reading, a tool unit in the learning process, it was sought, through important documents for the order of Brazilian education and authors such as Abramovich (1997), Cagliari (2009), Cosson (2014), Freire (1991), Lajolo (1982), among Others, a theoretical support for this work proposal. We use as a tool to research a questionnaire with objective questions to better know the causes and difficulties faced by teachers and students in the aspect studied here. After the analysis of the questionnaires, it was identified as a major problem for the advancement of learning about reading in school, the absence and lack of incentive almost total by the majority of the families of the students, in addition to insufficient resources that the School offers. It takes into account that the beginning of literacy in the early years is hard work, where reading should be worked meaningfully, with diversified materials, so that students will take a liking from the age and know the value and importance of this Learning in their livespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectÁgua Branca - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.titleA leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola pública do município de Água Branca - ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como questão central a leitura nos anos iniciais do ensino fundamental, sendo realizado a partir de um estudo de caso em uma escola pública do município de Água Branca/AL. A leitura, pela sua essencialidade na vida social humana, desde o nascimento até o fim da vida, possui um vasto propósito de estudos que chama a atenção de pesquisadores para a criação de múltiplos trabalhos acadêmicos relacionados ao tema, que, neste exemplar, trata de uma escola na comunidade que vivi, e que é de total conhecimento que os níveis de leitura são defasados, precisando melhorar em muitos aspectos, sabendo-se da necessidade, por parte de toda a sociedade, de uma maior conscientização e incentivo à prática da leitura, e um aprofundamento sobre suas amplitudes. A meta foi analisar as práticas e concepções de leitura na extensão da escola no povoado Moreira de Baixo, zona rural do município de Água Branca/AL, na busca por evidências das principais dificuldades para docentes e discentes no âmbito da leitura, relatando-se ocorrências de suaspráticas. Considerada, a leitura, uma ferramenta una no processo de aprendizagem, buscou-se, através de documentos importantes para a ordem da educação brasileira e autores como Abramovich (1997), Cagliari (2009), Cosson (2014), Freire (1991), Lajolo (1982), dentre outros, um apoio teórico para esta proposta de trabalho. Utilizamos como ferramenta para a pesquisa um questionário com perguntas objetivas para melhor conhecer as causas e as dificuldades enfrentadas por professores e alunos no aspecto aqui estudado. Após a análise dos questionários, foi identificado como grande problema para o avanço da aprendizagem acerca da leitura na escola, a ausência e falta de incentivo quase que total por parte da maioria das famílias dos discentes, além dos recursos insuficientes que a escola disponibiliza. Leva-se em conta que o início da alfabetização nos anos iniciais é um trabalho rígido, onde a leitura deve ser trabalhada de forma significativa, com materiais diversificados, para que os alunos tomem gosto desde a menor idade e saibam o valor e a importância deste aprendizado em suas vidas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.