00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2904
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Inalda Maria dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3709372442003235pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee2Salles, Conceição Gislane Nóbrega Lima de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8110858923692305pt_BR
dc.creatorSilva, Maria Margarete da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4706359434631508pt_BR
dc.date.accessioned2018-03-21T12:46:43Z-
dc.date.available2018-03-20-
dc.date.available2018-03-21T12:46:43Z-
dc.date.issued2016-03-04-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Margarete da. Políticas nacionais para a educação infantil: uma análise do Proinfantil em Alagoas. 2016. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2904-
dc.description.abstractThis master's thesis is a bibliographical and documentary research on national policies for Early Childhood Education, inserting an analysis of PROINFANTIL in the state of Alagoas, with their respective agencies forforming (AGF). The object of study is the PROINFANTIL in Alagoas, in order to understand the formation of Early Childhood Education teachers in context, based on analysis of the state of AGF reports, since 2008 to 2011. It raises the following questions as a problem: How important is the PROINFANTIL in teacher education from kindergarten? The program's curriculum meets the didactic and pedagogical specifics of a course for the training of teachers who worked in kindergarten without the minimum training required for a quality practice in kindergarten? The hypothesis is positive, since it not only includes subjects such as History, Law, Pedagogical Work Organization, Educational Foundations, as well as concepts and pedagogical elements (care and education, the playfulness and the pedagogical practice in the daily Early Childhood Education institutions, covering as horizontal themes: education, society, citizenship, childhood, culture and management in Early Childhood Education and child development), also brings other aspects of Early Childhood Education. It adopted the bibliographical and documentary research as a descriptive methodology. This study discusses other concepts that underlie Early Childhood Education in the context of brazilian legislation and reflects also the quality of care to the child in the period comprising 0-5 years of age, noting that the day care and preschool is a right inalienable young child, regardless of socioeconomic status.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProinfantilpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectProfessional identitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePolíticas nacionais para a educação infantil: uma análise do Proinfantil em Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeNational policies for early childhood education: an analysis of Proinfantil in Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata de uma pesquisa bibliográfica e documental acerca das políticas nacionais para a Educação Infantil, inserindo uma análise do PROINFANTIL no Estado de Alagoas, com suas respectivas Agências Formadoras - AGF. Tem como objeto de estudo o PROINFANTIL em Alagoas, com o objetivo de compreender a formação de professores da Educação Infantil em seu contexto, baseado na análise dos relatórios das AGF do Estado, no período do ano de 2008 a 2011. Levanta como problema os seguintes questionamentos: qual a importância do PROINFANTIL na formação dos professores da Educação Infantil? A estrutura curricular do programa atende às especificidades didático-pedagógicas de um curso destinado à formação de professores que atuavam na Educação Infantil sem a formação mínima necessária para uma prática de qualidade na Educação Infantil? Além de contemplar disciplinas como História, Legislação, Organização do Trabalho Pedagógico - OTP, Fundamentos Educacionais - FE, conceitos e elementos pedagógicos (cuidar e educar, a ludicidade e a prática pedagógica no cotidiano das Instituições de Educação Infantil, contemplando como eixos temáticos horizontais: educação, sociedade, cidadania, infância, cultura e gestão na Educação Infantil, bem como o desenvolvimento infantil), a dissertação ainda traz outros aspectos relacionados à Educação Infantil. Adotou-se a pesquisa bibliográfica e documental descritiva na metodologia. Este estudo aborda outros conceitos que fundamentam a Educação Infantil no contexto da legislação brasileira e retrata, ainda, a qualidade do atendimento à criança, no período que compreende 0 a 5 anos de idade, destacando que a creche e a pré-escola são um direito inalienável da criança pequena, independentemente do nível socioeconômico.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Políticas nacionais para a educação infantil - uma análise do Proinfantil em Alagoas.pdf4.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.