00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2475
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes , Adna de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.contributor.referee1Prado, Edna Cristina do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8158728896858544pt_BR
dc.contributor.referee2Felipeto, Sônia Cristina Simões-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7535091198670076pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Fabiana Pincho de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5480057780463997pt_BR
dc.creatorBarbosa , Malanne de Barros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3945306371565496pt_BR
dc.date.accessioned2018-02-08T19:43:14Z-
dc.date.available2018-02-06-
dc.date.available2018-02-08T19:43:14Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.citationBARBOSA, Malanne de Barros. As rasuras como indícios da mudança de sentido do discurso em rascunhos de redações do ENEM. 2017. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2475-
dc.description.abstractThe present work deals with the analysis and comprehension of the erasures, as well as their typology as traces of the change of meaning in the discourse present in drafts of essays of the National High School Examination (ENEM) of the year 2015. The objective is to understand the erasure as a process of reflection of the clerk, in this case the candidate for college entrance examination, before a proposal of writing, with previously determined structure. In this way, it is sought to situate the erasure because of a process of "crisis" in the genesis of a text of its own, standardized, subject to rules. In the face of the crisis, the clerk can revise his ideas and, from the erasure, to modify the course and meaning of his discourse, in a movement of reflection and resumption of the sense first exposed by the writing candidate. The thirteen manuscripts were collected from drafts of the ENEM 2015 essays, with candidates aged between 17 and 35 years. The reflections of the present work were made in the light of the studies of Grésillon (2007) and Biasi (2010) regarding genetic criticism and the treatment of erasures; and Koch (2011, 2016) with elements about Textual Linguistics and the Theory of argument, which have brought us the possibility of reflecting on the erasure as a resumption in which the subject reveals his immersion in the functioning of the language.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectRedação – Rasuraspt_BR
dc.subjectRascunhospt_BR
dc.subjectRedação – Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)pt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectWording - Erasurespt_BR
dc.subjectDraftspt_BR
dc.subjectEssays - National high school examination (Brazil)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs rasuras como indícios da mudança de sentido do discurso em rascunhos de redações do ENEMpt_BR
dc.title.alternativeThe erasures as evidences of the change of sense of the speech in drafts of essays of the ENEMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata da análise e compreensão das rasuras, bem como de sua tipologia enquanto traços da mudança de sentido no discurso presentes em rascunhos de redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano de 2015. O objetivo é entender as rasuras como um processo de reflexão do escrevente, neste caso o vestibulando, frente a uma proposta de redação, com estrutura previamente determinada. Desta forma, busca-se situar a rasura como resultado de um processo de “crise” diante da gênese de um texto de sua autoria, padronizado, sujeito a regras. Diante da crise, o escrevente consegue rever suas ideias e, a partir da rasura, modificar o curso e sentido de seu discurso, em um movimento de reflexão e retomada do sentido primeiro exposto pelo candidato escrevente. A coleta dos treze manuscritos foi realizada a partir dos rascunhos das redações do ENEM 2015, com candidatos de faixa etária compreendida entre 17 e 35 anos. As reflexões do presente trabalho foram feitas à luz dos estudos de Grésillon (2007) e Biasi (2010) no que se refere à crítica genética e ao tratamento das rasuras; e Koch (2011;2016) com elementos acerca da Linguística textual e a Teoria da Argumentação, que nos trouxeram a possibilidade de refletir sobre a rasura como uma retomada em que o sujeito revela a sua imersão no funcionamento da língua.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As rasuras como indícios da mudança de sentido do discurso em rascunhos de redações do ENEM.pdf4.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.